Ao Choppe e Confeitaria Viena serã homenageados

Iniciativa é da vereadora Telma de Souza

Dois dos mais tradicionais endereços gastronômicos do Gonzaga, fortemente ligados à imagem de Santos, serão homenageados por iniciativa da vereadora Telma de Souza (PT), em agosto. A Confeitaria Viena e o Ao Chopp do Gonzaga serão honrados com sessões solenes da Câmara, por suas cinco décadas de bons serviços prestados.

Ambas as cerimônias serão na Sala Princesa Isabel, do Paço Municipal. A Viena receberá placa em comemoração aos 50 anos, no dia 17, às 19 horas. O Ao Chopp do Gonzaga será homenageado no dia 24, no mesmo local e horário.

Telma afirma que nestas quase cinco décadas de atividade, o Ao Chopp do Gonzaga foi um exemplo de bons serviços prestados, demonstrando respeito pelo cliente e pela comunidade. “O padrão de atendimento e a qualidade de sua cozinha garantiram a travessia dos períodos mais difíceis de crise econômica, de mudança de moeda e de hábitos de consumo, merecendo um registro histórico digno de seu passado, e em consonância com o presente”.

Quanto ao sucesso da Confeitaria Viena, a parlamentar defende que o mérito é de sua receita, que segue basicamente a vertente de quatro escolas da culinária mundial: austríaca, francesa, italiana (nos sorvetes e cremes) e a afro-brasileira. “A casa passou por gerações, sendo uma referência, inclusive internacional, ao abastecer fornecedores de navios. Com um passado de glórias, a Viena é um pedaço da culinária internacional em nossa turística cidade de Santos”, disse Telma.

Ao Chopp do Gonzaga – O estabelecimento foi fundado em 8 de janeiro de 1962, por Venerando Rodrigues Quinhones e Belmiro Martins dos Santos. Especializado em espeto na brasa, com seu balcão característico de 17 lugares, tonou-se uma referência na gastronomia santista. Venerando Rodrigues Quinhones, espanhol, aos 94 anos, veio para o Brasil com 14 anos, tendo uma vida inteira dedicada ao comércio.

O estabelecimento, hoje, é mantido pelo filho, José Rodrigues, e os netos, Thiago e Vinícius Rodrigues. Ao Chopp do Gonzaga foi um dos primeiros a oferecer o legítimo churrasco na brasa em plena orla da praia. Em pouco tempo firmou-se como um local para apreciadores da boa mesa. Tanto santistas quanto turistas das mais variadas regiões do estado, do país e do exterior encontram no restaurante um serviço à altura dos mais desenvolvidos centros urbanos.

Confeitaria Viena - Em 10 de janeiro, a casa completou exatos cinquenta anos. Fundada por Frederico Jobst, Hans Korfellner e Helmuth Witt, em 1960, no coração do Gonzaga, o estabelecimento firmou tradição ao servir com brilhantismo, seguidas gerações de santistas e turistas. Helmuth Witt, brasileiro, nascido em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, é filho de alemão.

Foi funcionário público da Prefeitura de Santos, tendo implantado a primeira versão do holerite para o funcionalismo. É também, fundador da Caixa de Pecúlio dos Servidores de Santos. Helmuth associou-se ao vienense Hans, que deu nome à confeitaria, e ao alemão Frederico. Com o tempo, a família Witt teve novos sócios. Desde 1999, o negócio é mantido pelo sucessor, Carlos Ernesto Campos Witt.

Vereadora Telma de Souza (PT)
Maurici de Oliveira
Jornalista - MTB 21503