Antenas de telefonia celular preocupam

Assunto foi lançado durante sessão na Câmara

“Vereador de Santos solicita informações ao Executivo sobre as antenas de telefonia instaladas na cidade e pede abertura de CEV”. A instalação de inúmeras antenas transmissoras de telefonia celular em Santos tem gerado preocupação a Odair Gonzalez (PR) quanto a saúde e bem estar da população, além da preservação do aspecto urbanístico. Por esse motivo, o vereador apresentou no dia, (28/05/09) na Câmara Municipal de Santos, um requerimento pedindo informações ao Executivo e a instalação de uma Comissão Especial de Vereadores – CEV - para discutir, avaliar e propor a regulamentação das antenas de telefonia instaladas no município. A CEV está na pauta da sessão da próxima segunda (01/06).

“As antenas de telefonia móvel e fixa precisam de um estudo conclusivo sobre a radiação emitida e os malefícios à saúde, através do orgãos regulador e ambientais e de saúde competentes. Embora existam suspeitas em relação ao perigo da exposição às radiações das antenas de telefonia,  os estudos não são conclusivos sobre a influência da emissão de ondas na saúde das pessoas. É também necessário avaliar todos os equipamentos já instalados e fiscalizar se existem instalações irregulares”, explica Odair Gonzalez.

O vereador pediu, através de requerimento, que a prefeitura informe quantas antenas existem em Santos, quais os locais permitidos para a instação destes equipamentos, que tipo de avaliação é feita, quais as exigências para o deferimento dos pedidos de instalação, se a prefeitura já fez estudos sobre os riscos oferecidos pelas emissões de ondas eletromagnéticas das antenas e se, fiscaliza periodicamente o funcionamento das antenas autorizadas e não autorizadas, emitindo autuações.

Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 3º andar – Santos
Fones: (0xx13) 32191848 - 3211-4100 (Luciana e/ou Melissa).
odairgonzalez@camarasantos.sp.gov.br
Luciana Leal - MTB 22.489 - cel. 13 8815.8977 e/ou 13 81134309