Aniversário de Santos é comemorado no Castelinho

Autoridades destacam importância da cidade para o país

O aniversário de Santos foi comemorado pela primeira vez no Castelinho, sede própria da Câmara. O evento, que marcou os 466 anos do município, ocorreu na quinta-feira (dia 26) e reuniu vereadores, autoridades e população no plenário Dr. Oswaldo de Rosis.

Responsável pelo discurso oficial da sessão, o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) convidou os presentes a uma viagem pela história da cidade. Partindo da época anterior à fundação de Santos, ele relembrou fatos importantes e homens “valorosos e visionários” como Martim Afonso, Braz Cubas, José Bonifácio, Saturnino de Brito, entre outros. “Rememorar essa história de mais de 466 anos é reconstruir a importância que Santos tem, teve e terá sempre na história do Brasil”.

O prefeito João Paulo Tavares Papa também destacou a importância de Santos para o país e afirmou que “nesses 466 anos, a cidade está se renovando”. Ressaltando a participação dos servidores municipais (cerca de 14 mil pessoas) nesse processo, o chefe do Executivo disse que são eles que se dedicam diariamente à cidade, “permitindo que os santistas e turistas desfrutem de um município com qualidade de vida”.

Ao falar da qualidade de vida em Santos, Papa ainda fez referência ao trabalho desenvolvido na Câmara, citando como exemplo o processo de revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo (em 2011). “A Câmara deu uma resposta firme sobre como usar os mecanismos legais para controlar o tipo de desenvolvimento urbano que queremos no município”.

Destacando o momento de crescimento, o presidente do Legislativo, Manoel Constantino (PMDB), afirmou que é a população de Santos “o maior patrimônio da cidade” e que é ela “que vai sinalizar as nossas atitudes e decisões”.

Presentes

Também participaram da solenidade os vereadores, Adilson do Santos Junior (PT), Arlindo Gomes de Barros (PSDB), Geonísio Pereira Aguiar (PMDB), Hugo Duppre (PSDB), Marcelo Del Bosco (PPS), Marcus de Rosis (PMDB), Roberto Oliveira Teixeira (PMDB) e Sadao Nakai (PSDB).

Os secretários municipais de Planejamento, Bechara Abdala Pestana Neves, de Serviços Públicos, Carlos Alberto Tavares Russo, de Assistência Social, Carlos Teixeira Filho, de Meio Ambiente, Fábio Nunes, de Assuntos Estratégicos, Márcio Lara, de Saúde, Maria Lígia Lyra Pereira, de Finanças, Mirian Cajazeira, de Defesa da Cidadania, Paulo Murat, de Segurança, Renato Perrenoud, de Assuntos Portuários, Sérgio Aquino, e de Turismo, Wânia Seixas, acompanharam a sessão.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, a deputada estadual, Telma de Souza, o comandante do 6º BPM/I de Santos, Major PM Flávio Britto Junior, e o provedor da Santa Casa, Manoel Lourenço das Neves, também compareceram ao evento.

Câmara Santos

13-3211-4145