Análise da qualidade da areia das praias é cobrada

Vereador aponta falta de cronograma da Cetesb

A Câmara de Santos aprovou na sessão de quinta-feira (dia 7) requerimento do vereador Adilson Júnior (PT), por meio do qual solicita que a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) informe como está se organizando para cumprir a Lei Estadual nº 14.366, de 15 de março passado, que determina a análise periódica da qualidade da areia das praias do Litoral, dos rios e represas do Estado de São Paulo.

Conforme recordou Adilson Júnior, logo após assumir seu mandato, em abril de 2009, ele apresentou indicação ao prefeito João Paulo Tavares Papa para a necessidade de se realizar um rigoroso monitoramento da qualidade da areia das praias.

“Várias doenças, como micoses, verminose e bicho geográfico, podem ser causadas pela areia contaminada”, argumentou o vereador, que preside a Comissão Permanente do Meio Ambiente da Câmara de Santos.

A providência, contudo, veio por meio da lei de autoria do então deputado estadual, hoje federal, Carlinhos Almeida, do PT. Adilson Júnior declarou estranhar, no entanto, que apesar disso a empresa de controle ambiental divulgou que o serviço não tem data para iniciar. “Se a lei obriga, não é possível permanecer essa indefinição. É preciso que a Cetesb estabeleça um cronograma”.

Em requerimento dirigido ao prefeito Papa, também aprovado pela Câmara, Adilson Júnior questionou, em caráter de urgência, se a Prefeitura tem conhecimento da qualidade da areia das praias. “O que está sendo feito para garantir a qualidade da areia?”, perguntou o vereador, querendo saber também se há estatística sobre a transmissão de doenças e solicitando estudos e laudos anteriormente elaborados sobre a qualidade da areia das praias.

Gabinetes: 2ª Vice-Presidência, Paço Municipal, Pça. Mauá, s/nº – Centro – Santos/SP | Tel.: (13) 3219.1478 e R. XV de Novembro, 103/109 – 1º andar, Sl. 03 – Centro – Santos/SP – CEP 11010-151 | Tels: (13) 3219.5707 / 3211.4100

Site: www.adilsonjunior.com.br E-mail: vereador@adilsonjunior.com.br

Assessoria de Imprensa Luiz Carlos Ferraz - MTb. 2045