Ambulantes pedem apoio à Câmara

Trabalhadores atuam na faixa do cais

Compartilhe!

Curtir

O vereador Benedito Furtado (PSB)  recebeu no dia (22/10/09) pela manhã,  em seu gabinete na 2ª. Secretaria do Paço Municipal, comitiva de ambulantes que trabalham na área do Porto Organizado e agora estão sendo impedidos de prosseguir com esse comércio irregular - montado em barracas e traileres - pela ação da Guarda Portuária, agora sob o comando de Jorge Pimentel, bombeiro de formação, especializado em normas de segurança de trabalho. 

Os ambulantes têm como fregueses exclusivos os caminhoneiros que transportam cargas e contêineres para o Porto e geralmente ficam horas estacionados ao longo dos terminais privativos, sem qualquer conforto ou locais adequados para fazer lanches. 

Para discutir melhor a questão, já que perto de cem ambulantes atuam entre os armazéns 9 ao 36, em área sob a tutela da Codesp, Furtado intermediou e marcou  uma nova reunião  para esta quarta-feira, dia 4 de novembro, às 9 horas, no Salão Nobre da Câmara, com participação do  Secretário Municipal  de Assuntos Portuários, Sérgio Aquino e o Comandante da Guarda Portuária Jorge Pimentel, que já foi professor da Academia de Bombeiros de Brasília, foi assessor do ministro Pedro Brito e é  especializado em normas de segurança do trabalho.  A reunião acabou ocorrendo na Sala Princesa Isabel, já que ao invés de uma comitiva, como estava sendo aguardado pelo vereador pessebista,  acabaram comparecendo à Câmara cerca de 40 ambulantes. 

Embora concorde com as autoridades portuárias de que a presença dos ambulantes nas avenidas internas do Porto atrapalhe a livre movimentação de pessoas e cargas, Furtado reconhece que mais de cem ambulantes não podem ficar sem seu ganha pão de um dia para outro.  ¨Tem pessoas que trabalham ali há anos, e é preciso discutir saídas para essa questão social¨, argumenta o vereador, razão pela qual conseguiu agendar com autoridades a reunião no próximo dia 4 de novembro.

OS AMBULANTES

Belmiro Lopes há 4 anos adotou o sistema de venda de lanches aos caminhoneiros  em sua bicicleta, movimentando-se de um armazém para outro, com facilidade e garantindo renda para manter a família.   Já Maria Cleonice Alves está há 14 anos estabelecida nas proximidades do Canal por onde transitam as catraias para Vicente de Carvalho, trabalhando das 6  da manhã às 2 da madrugada servindo lanches numa barraca. Também com um restaurante praticamente montado nas calçadas próximas ao armazém 16, Juarez Távora Plínio Pinheiro garante que há 16 anos vende refeições aos caminhoneiros das 9 às 23 horas. Sua barraca tem mesas e cadeiras para dar mais conforto aos fregueses.  Ele garante que não utiliza o leito carroçável e que seu comércio é bem disciplinado e às vezes trabalha 24 horas.  

 

Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850
www.beneditofurtado.com.br
gabinete@beneditofurtado.com.br