Ambulantes contam com extintores de incêndio

PL de De Rosis já está sendo implantado

Aprovado no dia 13 de março de 2009, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 651, de autoria do vereador Marcus de Rosis, implanta a utilização obrigatória de extintores de incêndio em carrinhos de ambulantes que possuam botijão de gás. Os ambulantes que comercializam pipoca, pastéis ou milho verde, por exemplo, já iniciaram os cursos de manipulação de extintores, para aprenderem a lidar com o equipamento de segurança da forma adequada.

A iniciativa, que está sendo implantada em parceria entre o Sindicato dos Ambulantes, Prefeitura de Santos, Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental, serve como medida de segurança, já que esses trabalhadores autônomos utilizam botijão de gás em seus carrinhos, o que pode ocasiar acidentes e princípios de incêndio.

O curso, que ensinará também como manuzear e armazenar o botijão, além de primeiros socorros, será uma das exigências para a manutenção da licença dos profissionais e os ambulantes que não adquirirem o equipamento deverão ser multados em R$ 210,00. O tipo de extintor a ser utilizado é o ABC, capaz de controlar três tipos de incêndio: causado em materiais sólidos, em líquidos inflamáveis e em equipamentos elétricos energizados.