Alunos da Regina Altman visitam a Câmara

Curiosos, os estudantes deram exemplo de cidadania

A Câmara Municipal de Santos recebeu na tarde de quarta-feira (dia 19 de junho), a visita de alunos da Escola Regina Altman, do bairro José Menino. De acordo com a professora Nathaly Favarin Lopes, a grade curricular de Geografia apresentou nesse semestre em sala de aula, os três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário.

A excursão ao centro da Cidade, que complementa as atividades escolares, teve início na Praça Mauá em visita ao Palácio José Bonifácio. Em seguida, os estudantes passearam de bonde e, para encerrar o dia, conheceram o Castelinho, sede da Câmara Municipal.

Porém, a visita ao Legislativo foi além das expectativas dos próprios funcionários que receberam o grupo. Coordenados por Nathaly e Maria Cristina Origuela, os 19 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental deram um verdadeiro exemplo de cidadania.

Com média de idade entre os oito e nove anos, as crianças assistiram a um vídeo de apresentação no auditório vereadora Zeny de Sá Goulart e logo foram encaminhadas ao plenário dr. Oswaldo de Rosis onde, apesar da pouca idade, exerceram pela primeira vez sua voz de cidadãos.

“Com quantos votos um vereador é eleito?”, indagava o curioso Rafael Ribeiro dos Santos, de oito anos, ao vereador Douglas Gonçalves (DEM), representante do Legislativo durante a visita.

E as perguntas não pararam por aí. Educadamente de mãos levantadas, cada um aguardando sua vez, os alunos da Regina Altman questionaram o parlamentar sobre absolutamente tudo. Desde as leis criadas, a relação com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa e até o salário de um vereador. Tudo em perfeita organização, não devendo nada às coletivas de imprensa realizadas na Cidade.

Coordenadoria de Comunicação Institucional
Câmara Santos