Alerta sobre equipamentos eletrônicos musicais

Vereador pede conscientização dos alunos

Criar um programa de conscientização voltado aos jovens frequentadores das Unidades Municipais de Ensino (UMEs), alertando sobre os problemas auditivos que podem ser causados pelos equipamentos eletrônicos musicais. Esse é o pedido do vereador Marcus de Rosis, que apresentou, no último dia 19 de agosto, indicação ao Executivo, alertando para o problema.

Segundo o vereador, os adolescentes usuários de mp3, mp4 e outros equipamentos tecnológicos de audição de música vem recebendo recomendação para reduzirem o volume em seus tocadores de música. Isso após um estudo realizado nos Estados Unidos constatar que os problemas auditivos entre os jovens haviam aumentado em quase 30% nos últimos 15 anos.

Na primeira pesquisa, realizada nos EUA e divulgada recentemente pelo jornal O Estado de São Paulo, profissionais treinados constataram que cerca de 15% dos adolescentes tinham certo grau de perda auditiva. Passados 15 anos, essa proporção havia crescido em um terço, para aproximadamente 20%. Embora a perda seja em geral modesta, cinco por cento dos adolescentes tinham problemas mais pronunciados – uma alta de 50% ante a pesquisa anterior.

“Os resultados da pesquisa sugerem que adolescentes diminuam o volume de seus aparelhos eletrônicos musicais como forma de prevenção aos problemas auditivos. Por isso, é fundamental criarmos formas de conscientização quanto aos danos que esses equipamentos podem causar”, salientou De Rosis.

Lucinaira Souza Andrea
Assessora de Imprensa
Gabinete do Vereador Marcus de Rosis (PMDB)
Presidente da Câmara Municipal de Santos