Adilson ouve queixas de moradores da ZN

Audiência tratou de problemas com transporte

“Uma carreta que fica sempre estacionada no Ilhéu Baixo desagradava a população que parecia pressentir o acidente do dia 14 de outubro, quando ela desceu a rua levando tudo o que estava a sua frente. Foi gente correndo, moto sendo arrastada até que parou em um murro”, desabafou a líder comunitária do Ilhéu Baixo, Margarida Souza Teles, dando início a audiência pública sobre trânsito e transporte na Zona Noroeste que aconteceu na terça-feira, dia 10/11/09, no SESI.

Margarida também solicitou a colocação de um ponto de parada de ônibus na rua Alberico Soares, no Ilhéu Baixo, e fez queixa de um motorista de coletivo, informando inclusive o prefixo do veículo, que segundo ela está sempre correndo, principalmente próximo a escola Prefeito Esmeraldo Tarquínio. “Falta sinalização, fiscalização e uma lombada”.

Para ouvir as solicitações dos moradores, a audiência presidida pelo vereador Adilson Júnior (PT), contou com a presença do presidente da CET Rogério Cranstschaninov e membros da sua equipe, dentre eles o diretor operacional da CET, Ivson Teixeira, e a gerente de transportes públicos, Dalvani Pereira da Silva.

Os antigos problemas da avenida Boris Kauffmann voltaram a pauta do encontro quando a líder comunitária da Alemoa Maria Lúcia Cristina de Jesus Silva pediu a palavra. “Mais de 1200 crianças atravessam essa avenida por dia. O trânsito de carros e caminhões é muito grande e já por conta disso há um ano nos reunimos com a CET e a Polícia Militar que prometeu deixar um guarda na Boris Kauffmann, porém esse serviço só funcionou durante dois meses e hoje quem fica ali parando o trânsito em horário de pico sou eu e mais um morador do bairro”.

Já a moradora da Areia Branca, Maria de Lourdes de Souza aproveitou a oportunidade para solicitar uma melhor adequação dos pontos de parada de ônibus na rua Manoel Ferramenta Júnior. “Com a entrega dos prédios o número de pessoas naquele trecho aumentou muito e o ponto de ônibus mais próximo fica a três quadras. Será que não podemos trazer um dos pontos para mais próximo, na altura do número 500?”.

EM AÇÃO – Pelo menos duas das reivindicações da população começaram a ser executadas no dia seguinte a audiência pública. A primeira foi a colocação do ponto de parada de ônibus no Ilhéu Baixo e a segunda foi a autorização da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e o envio de equipe para início do trabalho de instalação de lombada no Caminho da União, no Jardim São Manoel.

“Audiências como essas são a oportunidade para a população ter contato direto com quem pode auxiliar e o rápido retorno é uma ótima resposta da funcionalidade do encontro. Esperamos que as demais solicitações também sejam verificadas e atendidas seguindo a mesma agilidade”, comenta Adilson Júnior.

BILHETE ÚNICO
– Diante de várias reclamações sobre a falta de ônibus em alguns lugares e em horários de pico e a cobrança da população pela qualidade do serviço prestado tendo em vista a alta tarifação, o vereador Adilson Júnior (PT) comentou sobre a ideia da implantação do Bilhete Único em Santos com o presidente da CET. De acordo com o projeto de lei do vereador, a exemplo de grandes capitais como São Paulo e Campinas, o usuário paga a passagem e possui um tempo determinado para utilizar qualquer ônibus, podendo fazer baldeações sem precisar pagar a tarifa a cada ônibus que pegar.

“Isso geraria uma economia ao usuário, aumentaria a segurança tendo em vista que as pessoas usariam um bilhete ou cartão o que diminuiria o fluxo de dinheiro em espécie, proporcionaria uma série de opções ao usuário que poderia pegar mais de um ônibus para chegar em casa ou ao trabalho, podendo inclusive escolher qual o trajeto mais rápido, dentre outros benefícios”, explica o vereador.

Para Rogério Cranstschaninov este também é um sonho da CET. “Possuímos estudos em andamento para verificar a viabilidade em atendimento as normas brasileiras para que num futuro esse desejo se torne realidade. Somos totalmente favoráveis a implantação do Bilhete Único em Santos”.

Jornalista responsável:

Lara Seixas – MTB: 45.103

Assessoria de imprensa de vereador Adilson Jr.

(13) 8117.8203 / 7810.3672 / id 96*16503