Audiência Pública discute PSF

Nesta terça-feira, dia 14, a partir das 17h30, a Câmara Municipal de Santos realiza audiência pública no Plenário Ulisses Guimarães para discutir a implantação do Programa de Saúde da Família - PSF.

Compartilhe!

Curtir

Nesta terça-feira, dia 14, a partir das 17h30, a Câmara Municipal de Santos realiza audiência pública no Plenário Ulisses Guimarães para discutir a implantação do Programa de Saúde da Família - PSF. Sob a coordenação da vereadora Cassandra Maroni Nunes, a audiência contará com a participação de representante do Ministério da Saúde, que detalhará como o programa vem sendo aplicado em várias cidades brasileiras.

O PSF foi criado em 1994 pelo Governo Federal, visando a reorganização da prática da atenção à saúde, levando-a para mais perto da família. Mas só a partir de 2003, no Governo Lula, passou a se espalhar por municípios brasileiros, com a criação do Projeto de Espansão e Consolidação do Saúde da Família.

Técnicos do Ministério da Saúde explicam que a estratégia do PSF é dar prioridade à prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma continuada. O atendimento é prestado por profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família. Essa relação mais próxima permite se criar importantes vínculos entre profissionais e as pessoas assistidas, facilitando o atendimento aos problemas de saúde da comunidade.

Diante dos ótimos resultados já alcançados, o Ministério da Saúde está estimulando a ampliação do número de equipes de Saúde da Família por todo o Brasil. Vale ressaltar que a implantação do PSF nos municípios depende da vontade política dos prefeitos e da mobilização das comunidades. No caso de Santos, há apenas experiências piloto desde 2002, ao contrário de outras cidades onde mais de 20 mil equipes assistem aproximadamente 60 milhões de pessoas.

Segundo a vereadora Cassandra, Santos precisa sair do experimental e adotar definitivamente o programa. "O Ministério da Saúde está empenhado em apoiar toda iniciativa que coopere com a elaboração do projeto e sua implantação de fato na cidade. Basta apenas o prefeito querer".