40 anos da morte de Che Guevara

Câmara promove ato público ao lider cubano.

A Câmara Municipal  promoveu, terça-feira, (9) de outubro, no plenário Ulisses Guimarães, na rua XV de Novembro, 103, em propositura do vereador Benedito Furtado (PSB), ato público relembrando os 40 anos da morte do líder revolucionário latino-americano Ernesto Che Guevara.

Médico, guerrilheiro, teórico revolucionário e estadista, Ernesto Guevara de La Serna, nascido em Rosário, Argentina, numa família com vínculos na aristocracia rural, notabilizou-se  por sua participação na revolução cubana e pela tentativa de  organizar grupos  de guerrilhas  em outros  países da América Latina e África, em busca de justiça social .

Executado aos 39 anos, pelos rangers  do Exército da Bolívia, treinados pela Cia, no dia  9 de outubro de 1967, Che Guevara é considerado o ícone mais autêntico na história das revoluções do século XX.

Morreu na defesa de idéias, resultado de uma época marcada pela turbulência e inquietação, onde pontificaram outros movimentos e lutas contra o sistema. Embora sua peregrinação revolucionária tenha redundado em vários fracassos, seus feitos ganharam o mundo, tornou-se ídolo de uma geração de jovens e de movimentos de esquerda.  Seu  nome, apesar das controvérsias geradas pelos métodos revolucionários,   ganhou  espaço garantido na história política e social da América Latina,

PROGRAMAÇÃO

O ato público foi aberto pelo coordenador do evento, o vereador Benedito Furtado, falando em seguida o jornalista e tradutor Max Altman, membro da Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores, estudioso da Revolução Cubana e das questões latino-americanas, traçando o perfil de Guevara e seu papel na luta revolucionária.

Após a execução da canção dedicada a Che, de autoria de Giovana Emanuela Franchesca Avino, a jornalista Helle Alves relembrou sua experiência na cobertura da morte do líder revolucionário. Ela foi a única jornalista estrangeira ao lado do fotógrafo Antonio Moura, a documentar na Bolívia, a chegada do corpo de Guevara ao  vilarejo de Vallegrande, sujo e maltrapilho,  antes da limpeza promovida pelas autoridades bolivianas.

Ambos trabalhavam para o Diário da Noite, do grupo Diários Associados.  A cerimônia terá ainda a execução do Hino da Internacional e exibição do filme sobre Che Guevara produzido pelo governo de Fidel Castro.

Foram convidados para o ato público, aberto à população, lideranças de todos os partidos políticos, grêmios estudantis, diretórios acadêmicos, sindicatos e autoridades em geral.

Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850