3º encontro sobre VLT aconteceu na Câmara

Não faltaram dúvidas durante audiência

Curtir

Técnicos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU – apresentaram o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT – em Audiência Pública da Comissão Especial de Vereadores que acompanha a questão. O encontro foi realizado na sala Princesa Isabel, na Câmara Municipal, no dia 8/6/09. A Vereadora Cassandra Maroni Nunes, que preside a Comissão, disse que o objetivo era que os cidadãos santistas tirassem suas dúvidas sobre o traçado, operação e impactos do empreendimento, cuja primeira etapa está em fase de licenciamento, por parte do governo estadual, mas a audiência acabou revelando mais dúvidas e divergências sobre a implantação do projeto.

As preocupações em relação ao projeto apontavam os impactos do VLT no tráfego santista. As preocupações eram o tempo de passagem em cruzamentos e a possível extensão do projeto para vias como a Conselheiros Nébias, o que na opinião de aguns munícipes provocaria a ocupação de mais espaço nas ruas comprometendo o tráfego. A tarifa também foi outro fator apontado como preocupante, mas o técnico da EMTU, Silvio José Rosa que fez a exposição do projeto garantiu que o valor deve ser o mesmo cobrado no transporte atual.

Ingram a CEV que trata do VLT, além de Cassandra Maroni, os vereadores Adilson Júnior, Braz Antunes, Sadao Nakai e Geonísio Aguiar que acompanharam a reunião. Participaram também os vereadores Benedito Furtado e Odair Gonzalez, além do Diretor Executivo da Agem, Edmur Mesquita, o presidente da CET de Santos, Rogerio Crantschaninov, o Secretário de Governo da Prefeitura, Márcio Lara, e os deputados estaduais Paulo Alexandre Barbosa e Maria Lucia Prandi.

O Estudo de Impacto Ambiental do projeto desta etapa foi objeto de discussão, em Audiência Pública do Conselho Estadual do Meio Ambiente, realizada no mês passado. Para a Vereadora Cassandra, o debate é essencial, pois se a integração dos sistemas não for bem implantada, após sua operação poderão haver sérios impactos econômicos para os usuários, sobretudo para os moradores de São Vicente que estudam ou trabalham diariamente em Santos, que segundo a Pesquisa Origem e Destino, realizada pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, já são responsáveis por cerca de trinta e oito mil viagens diárias.

Assessoria da Vereadora Cassandra Maroni Nunes – PT/Santos
Rua XV de Novembro, 103/109 – CEP 11010-151 – Tel. (13) 32191890 Telefax. (13) 32194950 cassandr@uol.com.br - www.vereadoracassandra.com.br