2011: Ano Mundial da Medicina Veterinária

Solenidade na Câmara marcará o evento

Com objetivo de celebrar o Ano Mundial da Medicina Veterinária – que está sendo comemorado em vários países do mundo e em inúmeras cidades brasileiras, o vereador Benedito Furtado (PSB) apresentou requerimento, no dia 11 de agosto solicitando à Mesa da Câmara realização de sessão solene alusiva ao evento. O ano de 2011 marca também o 250º aniversário da criação  da  primeira instituição de ensino veterinário do mundo na cidade de Lyon, região Sul da França, pelo cientista Claude Bourgelat.

No ano de 1761 esse cientista, de forma pioneira, instituiu o ensino de Zooiatria, abrindo as portas para a profissão de veterinário. Ao lado de outros médicos lioneses, Bourgelat  tinha a convicção de que estudando a biologia e a patologia animal, se poderia melhor compreender o sistema biológico do homem, criando-se então o  conceito de biopatologia comparada e a importância do cuidado com os animais. No Brasil a primeira instituição de ensino do gênero a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, só surgiria em 1910, sendo o seu centenário comemorado no ano passado.

De acordo com Furtado, o município de Santos já firmou posição na luta pelo bem estar animal, contando com grande participação de médicos veterinários. Por essa razão na sessão solene a ser agendada serão homenageados médicos veterinários e entidades de Santos que trabalham em prol da melhora da qualidade de vida dos animais.

A cidade está integrada a inúmeras manifestações mundiais que teve como ponto de partida a cidade de Lyon na França e  terá como ápice, a Cerimônia Internacional de Encerramento do Ano Mundial da Medicina Veterinária, durante a realização do 30º Congresso Mundial de Medicina  Veterinária, na Cidade de Cabo, na África do Sul, entre 10 a 14 de outubro.

Assessoria do gabinete do vereador Benedito Furtado