20 Anos de Luta Antimanicomial em Santos

Evento será no plenário Ulisses Guimarães

O Legislativo santista promove nesta sexta-feira (22/05/09), a partir das 18h00, um ato público pelos 20 anos da Luta Antimanicomial em Santos. O evento está a cargo das comissões permanentes de Saúde e de Cultura, presididas pelos vereadores Fábio Nunes (PSB) e Braz Antunes (PPS), que atenderam a uma solicitação da vereadora Telma de Souza, líder do PT na Câmara.

O ato público consistirá em homenagens a pessoas que participaram da intervenção na Casa de Saúde Anchieta e ajudaram a reformular o modelo de atendimento à saude mental em Santos. Contará também com depoimentos e exposição, e será realizado no anexo da Câmara, na rua XV de Novembro, 103/109, no Centro.

Telma, prefeita à época, portanto, à frente da intervenção, afirmou que o ato visa transmitir às novas gerações não apenas a dureza da luta travada a partir daqueles dias, "mas também e, principalmente, a beleza de ver centenas de pessoas deixando as trevas em direção à luz e de como, para isso, precisamos somente de um pouco de dedicação e boa vontade para com os nossos semelhantes".

A vereadora se referiu aquele 3 de maio de 1989, como o momento em que "o grito de socorro daquelas pessoas encarceradas começou finalmente a ser ouvido por muitos e muito longe". Ainda segundo ela, é importante comemorar a data e consolidar os avanços obtidos para a sociedade, uma vez que "não são poucos os que ainda defendem a volta do encarceramento, do isolamento e do esquecimento aos que sofrem transtornos psíquicos".

Conforme a ex-prefeita, os que viveram de perto aqueles dias sabem o significado da luta que ali foi iniciada, dos inúmeros e grandes obstáculos enfrentados e superados em defesa da vida e da dignidade humana de pessoas que, relegadas ao mais completo isolamento e esquecimento, já não carregavam mais nenhuma esperança. "É também nosso dever não deixar cair no esquecimento o senso de solidariedade e de elevada cidadania que a população desta cidade de Santos, na época, demonstrou, no apoio à intervenção e aos seus objetivos, dando reconhecido exemplo ao Brasil e ao mundo".

Evento: 20 anos da Luta Antimanicomial em Santos
Data: 22 de maio, 18h00
Local: Plenário Ulisses Guimarães, rua XV de Novembro, 103/109
Realização: Comissão Permanente de Cultura, Comissão Permanente de Saúde, Câmara Municipal de Santos