1º DP de Santos poderá ir para o Valongo

Banha preside Comissão de Segurança da Câmara

O 1º distrito policial de Santos, que hoje funciona no Palácio da Polícia, na avenida São Francisco, em Santos, pode deixar o local e ir para o Valongo. A proposta surgiu durante uma reunião entre a Comissão Permanente de Segurança da Câmara, presidida pelo vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB) e o diretor do DEINTER-6, Waldomiro Bueno. A ideia é aproveitar o crescimento daquela região com a instalação das torres da Petrobrás, criação da marina e Museu Pelé. Assim o DP estaria melhor localizado e prestaria melhor atendimento.

Durante o encontro foi discutida também a instalação de um CDP em Santos. De acordo com o diretor, o processo de inclusão imediata de presos funciona muito bem em outras cidades. Santos é excessão porque não tem um centro de detenção. A pessoa é presa, mas não é possível colocá-la em 24h no CDP porque é necessário esperar escolta de outra cidade para levá-la. De acordo com o vereador Banha o impasse é meramente ambiental. "O governador do Estado já mostrou disposição para resolver o assunto. O prefeito Papa já apresentou estudo com mais de dez locais na área continental de Santos, mas todos esbarraram no IBAMA", declara o vereador.

Waldomiro também disse estar empenhado no aumento do efetivo policial no estado. Algumas funções burocráticas e defasadas da polícia estão sendo extintas e os profissionais deslocados para setores operacionais. Os concursos distritais também podem ser uma saída. Quem for aprovado vai exercer a fun� �ão na própria cidade de origem e não mais transferido para outro município. "Sabe quem era o governador do Estado quando tivemos o último aumento de efetivo?" questiona Banha. "Franco Montoro! Isso foi em 1982. Hoje temos um déficit de quatro mil homens. Em Santos são 300", afirma ele.

3219-6419 / 3219-3158