Centro de Referência em AVC

Catapreta acredita que criação pode diminuir óbitos

Compartilhe!

Curtir
O vereador suplente Adriano Catapreta, Progressistas, que está ocupando a cadeira da vereadora licenciada, Audrey Kleys, do mesmo partido, apresentou na sessão desta segunda-feira (16/04) uma indicação para que seja implementado em Santos o "Centro de Referência em AVC".  Esse centro funcionaria com a formalização de um pacto com um hospital que ofereça a retaguarda de exames de tomografia e centro cirúrgico para casos de AVC hemorrágico. 

Catapreta acredita que com esse centro, muitas mortes por conta da doenças poderão ser evitadas. O Acidente Vascular cerebral é uma das principais causas de mortalidade e morbidade no mundo, com considerável impacto sob o aspecto de saúde pública. Em relação à mortalidade, os dados apontados pela Vigilância Epidemiológica de Santos mostraram números alarmantes: foram 124 óbitos entre janeiro a maio de 2017, sendo uma média aproximada de 24 óbitos mês.

Hoje existem 10 leitos de UTI adulto no Hospital de Pequeno Porte do município, com total infraestrutura para atender pacientes, dentro dos padrões de exigência do Ministério da Saúde. Desse total 5 podem ser utilizados no atendimento do Centro de Referência em AVC. "É importante ressaltar que este Centro é fundamental, uma vez que, aplicando a medicação nas primeiras quatro horas do evento hemorrágico a morbiletalidade diminui consideravelmente.", conclui o vereador.


Vanessa Machado 
Assessora Parlamentar
Fone: (13) 3219-4653
contato@audreykleys.com.br

Álbum de Fotos