Câmara homenageia lideranças comunitárias

Iniciativa foi proposta pela vereadora Cassandra

Compartilhe!

Curtir

“O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.“

A cidade de Santos, representada pela Câmara Municipal, concedeu sua mais alta honraria a quatro cidadãos e cidadãs muito especiais, que fazem jus aos versos acima, de Fernando Pessoa, que dão a dimensão do amor que cada um deles tem por suas comunidades.

Reverenciando a memória do fundador de Santos, a medalha Brás Cubas, que é concedida a homens e mulheres que com seu exemplo de vida dignificam a cidade, foi outorgada na noite de o­ntem (11/12), em solenidade na Sala Princesa Isabel, a: Raul Lúcio, Sandra Perobelli, João Benício e Samara Margareth.

Os homenageados, segundo Cassandra, seguem uma máxima que andou muito em moda “pensar global, agir local”, pois as comunidades às quais pertencem estão sempre no centro de suas vidas.

A cerimônia foi marcada por grande emoção, cercada por convidados e moradores das comunidades o­nde atuam os homenageados. O Movimento de Hip-Hop do Mercado (MHM) e Sebastian, um jovem e talentoso tecladista, animaram a noite.

Os homenageados

Raul Lucio, nascido em Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, em 1928, é um daqueles anônimos heróis, que trabalhando de sol a sol, rasgaram nossas rodovias, implantaram centrais elétricas, criando com suas mãos a infra-estrutura para que o Brasil se desenvolvesse e se tornasse esse país maravilhoso.

Raul acompanhou a construção das rodovias Anchieta, Anhanguera e Dutra, vendo nascer usinas hidrelétricas como Barra Bonita, Passos e Furnas.

Sem nunca ter tido medo de trabalho foi ainda motorista e operador de máquinas em várias cidades do interior de São Paulo.

Como fruto de sua união com dona Zilda, já falecida, Sr. Raul teve 8 filhos, 9 netos e 3 bisnetos.

Em 1960 fixou-se na Vila São Bento, quando o local ainda não dispunha de água potável ou iluminação. Neste período, iniciou sua participação como colaborador da Sociedade de Melhoramentos e, junto com os vizinhos foi conseguindo pouco a pouco, melhorias àquele núcleo habitacional.

Em 2002, Sr. Raul assumiu a presidência da Sociedade de Melhoramentos da Vila São Bento. De lá para cá, com sua luta e a colaboração da comunidade, conseguiu garantir a reforma da sede,além do desenvolvimento de diversas atividades, como: aulas de dança de salão, curso de panificação, capoeira, reforço escolar, e a grande atração, que é a Brinquedoteca da Emília.

Prestes a completar 80 anos e com muita saúde e disposição, tem como sonho, continuar na luta e trazer mais benefícios para a comunidade o­nde mora.

Sandra Iniesta Perobelli, nascida no Boqueirão, em Santos, em 1964, tem 6 filhos e 5 netos. Com os filhos ainda muito pequenos Sandra passou por muitas dificuldades. Não tendo um lugar para morar e sem condições de pagar aluguel, encheu-se de coragem e com várias famílias ocupou uma área no Morro Santa Maria, em 1993.

No ano seguinte, Sandra fundou a Associação Bela Vista que luta entre outras coisas, pela regularização da área o­nde mora. Uma das maiores conquistas foi a transformação desta área em ZEIS e a desapropriação pela Prefeitura, que colocou fim às ameaças de despejo dos moradores.

Atualmente, Sandra é também diretora da Sociedade de Melhoramentos do Morro Santa Maria e continua sua luta por uma vida mais digna, na qual direitos fundamentais como habitação sejam de fato realidade para todos e todas.

João Benício da Silva nasceu em João Alfredo, PE, em 1970, em uma família de 8 irmãos, sendo casado com Edeiuza Nascimento dos Santos.

O companheiro João Benício chegou em Santos em 1987, vindo em busca de melhores condições de vida. Aqui fixou residência no Monte Serrat, iniciando seus estudos nos colégios Cesário Bastos, Olga Curi e Braz Cubas.

Mais tarde, formou-se técnico em contabilidade e trabalhou em diversos empregos, atuando no momento como Agente da Dengue pela Secretaria Municipal de Saúde.

É de sua personalidade preocupar-se com os problemas coletivos, o que tornou-o referência importante no Monte Serrat.

João teve a atenção despertada para a participação político partidária em 1988, quando engajou-se na campanha de Telma de Souza à Prefeitura. Em 1992, João filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, no qual milita até hoje.

Crescendo na consciência política, participa ativamente como membro do Conselho Municipal de Saúde. Um dos frutos dessa luta foi a implantação, em 2004, do PSF – Programa de Saúde da Família do Monte Serrat, um dos primeiros a ser implantado no município.

Em 2005, João assumiu a presidência da Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat, com um grupo de moradores que deu à entidade uma condução mais democrática, e maior visibilidade para a entidade e ao próprio Monte Serrat. Embora as dificuldades sejam muitas, vários desafios vêm sendo vencidos, como a parceria com a escola Barnabé, com utilização de quadras e áreas de lazer pela comunidade, aos fins de semana

Ainda há muito o que fazer e um dos sonhos de João é ver o Morro em um programa sério de desenvolvimento turístico, que possibilite geração de emprego e renda aos seus moradores.

Samara Margareth Conceição Faustino nasceu em São Paulo, em 1958, vindo para Santos ainda bebê. Aqui Samara criou seus 3 filhos. Seu companheiro de vida é José Pinto Lima.

Samara estudou nas escolas Barnabé e José Bonifácio, sendo moradora da região central desde que chegou em Santos. Ela trabalhou durante muitos anos como cabeleireira, atividade que não exerce mais em função das várias tarefas desenvolvidas na Associação dos Cortiços do Centro (ACC).

Samara engajou-se na luta por moradia em 1988, quando começou a ter consciência mais crítica do significado da sua participação. Em uma plenária da Associação, foi eleita secretária. Começou aí, em 2003, uma nova fase para a ACC. O estatuto foi mudado, parcerias foram firmadas, novas pessoas começaram a participar.

Junto aos membros da ACC, Samara articulou parcerias com outras entidades e a Associação passou a ter grande visibilidade em Santos, fruto de um trabalho sério e coletivo, liderado com paixão por Samara.

Nesta caminhada, a ACC obteve significativas vitórias como a aprovação de projeto habitacional para o Programa Crédito Solidário do Governo Federal e implantação de diversos cursos para jovens (teatro, hip-hop e dança de rua).

Nesta luta, a ACC conseguiu um imóvel para construção de uma creche comunitária, na Rua Dr. Cochrane, que funcionará também no horário noturno. A ACC ganhou, ainda, o prêmio “Comunidade em Ação”.

Todo este trabalho é reconhecido pela sua seriedade e grau de compromisso com a luta por melhores condições de vida para os moradores que residem no centro da cidade.

Samara é budista, e como tal vive na prática cotidiana os sentimentos de solidariedade, amor e respeito ao seu semelhante. É com este espírito que Samara acolhe a todos.

Seu sonho é ver o Centro transformar-se, e ver todos seus moradores trabalhando no local o­nde vivem. Outro sonho é que lá seja implantado um grande equipamento sócio-cultural, como o SESC, por exemplo.