KRA, Q Q C TAH DIZNU, Q Q C TAH PSANU, KRA?

Mesa-redonda: "Geração digital inova a comunicação e a linguagem apresentando desafios para a educação"

Compartilhe!

Curtir

O crescimento espetacular das formas de comunicação com a popularização do computador pessoal e da internet tem mudado a vida das pessoas. É notável sua assimilação pelos jovens, que se adaptam rapidamente às novidades e interagem criativamente.

A agilidade do meio eletrônico tem exigido simplificações nas formas de comunicação, que vão dos simpáticos “emoticons” até uma corrupção, adaptação e simplificação da linguagem.

A escrita engole letras e palavras, usa imagens animadas e abandona a forma erudita ao privilegiar uma simplificação da expressão oral – se isso chega a preocupar os defensores da norma culta, no entanto há quem seja otimista pela evidente criatividade e adaptabilidade de quem se expressa, inventando praticamente uma outra língua.

Da mesma forma, toda essa oferta de aparelhos e produtos que envolvem de modo apaixonado os jovens, tem causado preocupação e críticas por parte de pais e educadores. Incomodados ao verem jovens em idade escolar escrevendo e usando a língua de forma deturpada, contra as regras que se aprende na escola, estão preocupados com o uso e o consumo, durante horas e horas, por parte dos jovens, desses produtos da cultura de massa tidos como lixo. Por isso ficamos com questões tão óbvias quanto complexas de responder: como tem sido o impacto dessas mídias e dessas novas linguagens no cotidiano dos jovens? Isso é maléfico ou benéfico? É preciso regular, regulamentar usos e distribuição, definir faixas etárias para seu consumo? Haveria um tempo ideal de permanência à frente do computador? Tal exposição não geraria estresse?

VAMOS OUVIR A PALAVRA DAQUELES QUE FAZEM A GERAÇÃO DIGITAL?

Ninguém melhor do que os jovens, estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior, para falar sobre esse novo modo de se comunicar.