100 anos dos canais:Comissão prepara calendário de atividades

Proposta de uma grande festa para comemorar os 100 anos dos canais de Santos teve origem na Câmara Municipal, que criou uma Comissão Especial de Vereadores para cuidar do tema.

Compartilhe!

Curtir
A festa dos 100 anos dos canais da cidade de Santos está ganhando reforços. Depois do lançamento de uma exposição pela Sabesp de mobiliário e materiais de Saturnino de Brito, autor da obra, a comissão responsável pelo calendário de eventos do centenário definiu em reunião realizada dia 8/11 novas atividades que farão parte do calendário de comemorações.

Foi definido para 1º de dezembro próximo o lançamento de um site e de um concurso para escolha da logomarca alusiva à festividade. O site (
www.canaisdesantos.com.br), em fase de desenvolvimento, funcionará como uma revista eletrônica cultural e de serviços, enfocando temas relacionados à construção dos canais e à memória da Cidade.

O site disponibilizará textos sobre urbanismo e meio ambiente e contar com espaço interativo para que munícipes contem suas histórias envolvendo os canais. Dois e-books (livros digitais) também serão disponibilizados. Um deles foi escrito pelo próprio sanitarista Saturnino de Brito; o outro preparado pela Câmara Municipal na época do projeto.

Já o concurso para criação da logomarca oficial da festa terá inscrições abertas a maiores de 18 anos. O calendário festivo já inclui atividades até abril, mas a divulgação ainda será detalhada até o final deste ano.
 
CEV DOS CANAIS
 
A proposta de uma grande festa para comemorar os 100 anos dos canais de Santos teve origem na Câmara Municipal. Atendendo pedido da vereadora Cassandra Maroni Nunes, o Legislativo criou uma Comissão Especial de Vereadores para cuidar do tema.

Nos últimos meses, a comissão, presidida por Cassandra e integrada pelos vereadores Reinaldo Martins e Fábio Nunes, tem promovido algumas atividades e convidado outros órgãos e instituiões da cidade para debater a idéia de uma grande mobilizaão popular em torno da festa.

O resultado foi a criação, pelo prefeito Papa, por meio de decreto municipal, de uma comissão multidisciplinar para organizar os eventos. O grupo de trabalho formado por membro de várias secretarias, da CEV dos Canais, Unisantos, Fundação Arquivo e Memória de santos, Sabesp e Sindicato dos Urbanitários.

A comissão se reunirá no fim deste mês para novas deliberaões.