Discurso Vereador Carlos Mantovani Calejon

Compartilhe!

1 curtiu

SESSÃO SOLENE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS, EM 04 DE NOVEMBRO DE 2005 – ENTREGA DE PLACA “ADMINISTRADOR DO ANO DE 2004” AO SR. JOSÉ DA COSTA TEIXEIRA, POR PROPOSITURA DO VEREADOR CARLOS MANTOVANI CALEJON.

Autoridades presentes, senhoras, senhores,

Boa Noite.

Nesta noite esta Casa de Leis homenageia o senhor José da Costa Teixeira,         escolhido como o “Administrador do Ano de 2004”, com uma placa especialmente criada para esta ocasião.

Teixeira, que tem como esposa a senhora Selma Simões Elias Teixeira, e os filhos Ana Carolina, Mateus e Lucas, é um dos próceres desta cidade, e nasceu em Santos em primeiro de setembro de 1952. Cursou o primário no Externato Santo Antônio, o ginásio na Associaão Instrutiva José Bonifácio e fez o colegial no tradicional Colégio Santista. Nesse período, foi um ativo militante do Movimento de Aão Secundarista, como fundador e ocupante de vários cargos de direão do Movimento.

Em seguida, José da Costa Teixeira licenciou-se em Matemática pela Universidade de Mogi das Cruzes, e formou-se em Engenharia Civil  e Administraão de Empresas na mesma Universidade.

Sua produtiva vida profissional começa no Magistério, como professor de Laboratório de Eletrônica no Colégio Lavoisier, em São Paulo. Ainda no Magistério, foi professor orientador do Centro de Estudos de Engenharia Civil da Universidade de Mogi das Cruzes, professor do Instituto de Pesquisa da Faculdade de Engenharia Mauá e professor na Universidade de Mogi das Cruzes nas faculdades de Engenharia, Arquitetura, Engenharia Operacional e Licenciatura.

Na área de Engenharia e Administraão, Teixeira teve momentos importantes de sua prodigiosa carreira passados na Companhia Siderúrgica Paulista, a Cosipa. Lá, foi Coordenador e Gerente de Obras na Superintendência de Engenharia e Obras, onde, graças à sua extrema competência, ficou durante 17 anos. Ainda em Cubatão, cidade sede da Cosipa, foi Secretário Municipal de Obras, Viaão e Serviços Públicos.

Outros importantes momentos da vida profissional de José da Costa Teixeira foram vividos na Companhia Docas do Estado de São Paulo. Foi Diretor de Engenharia, chegando rapidamente ao cargo de Diretor Presidente. Foi, também, Presidente da Associaão Brasileira das Entidades Portuárias, e Presidente e representante do Ministério dos Transportes no Conselho de Autoridade Portuária do Porto do Estado do Rio de Janeiro. Tudo isso entremeado, como sua profissão de Engenheiro exige, com diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização, no Brasil e no exterior.

Hoje, como sabemos, Teixeira é sócio-proprietário da Macuco Incorporadora e Construtora Limitada, empresa que dirige brilhantemente, e que conta com certificado Nível A do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Área de Habitaão do Governo Federal, além de ISO 9001-2001, certificado pela Fundaão Vanzolini – Universidade de São Paulo.

Desde 1993, a Macuco já construiu mais de 500 unidades habitacionais, totalizando cerca de 125 mil metros quadrados de área construída. Hoje a empresa emprega 150 funcionários diretos e indiretos, e tem duas obras em execução que, quando entregues, somarão mais 235 unidades habitacionais. Para o ano de 2006, a Macuco já planeja a construão de mais um edifício.

Mas a vida de José da Costa Teixeira não é só trabalho. Como cidadão exemplar, Teixeira sempre  participou da sociedade como membro de vários clubes esportivos e de servir: é membro da Sociedade Amigos da Marinha, membro do Rotary Clube Santos-Praia, conselheiro do Santos Futebol Clube e era Presidente do Conselho Deliberativo do Santos quando da maravilhosa campanha desenvolvida pelo Peixe  em 2002, que resultou no título brasileiro da temporada.

Tão engajada e bem-sucedida vida profissional e social dá a José da Costa Teixeira o pleno reconhecimento da sociedade: já foi agraciado com os títulos de Cidadão Emérito da Cidade de Santos e Cidadão Emérito do Estado do Rio de Janeiro; foi diplomado com o Certificado de Apreciaão da Câmara de Comércio Brasil - Estados Unidos da América; recebeu a “Medalha do Centenário do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo” e os prêmios “Destaque Navegaão” e “Amigo da Marinha”,e recebeu desta casa, no ano passado, a Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas..

Nesta noite, a Câmara Municipal de Santos, por intermédio de minha propositura, tem o prazer de adicionar mais um título à tão eminente cidadão. É com prazer que entrego esta placa ao “Administrador do Ano de 2004”.

Muito obrigado.