Câmara recebe embaixador de Cuba no Brasil

Evento marca a fundação do Comitê de Apoio aos Presos Políticos Cubanos em Miami e acontece nesta terça-feira, às 19 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

Compartilhe!

Curtir

A Câmara Municipal de Santos sediará, nesta terça-feira, às 19 horas, a fundação do Comitê de Apoio aos Presos Políticos Cubanos em Miami.

O evento acontece no plenário Ulysses Guimarães e contará com as presenças do Embaixador de Cuba no Brasil, Pedro Nuñes Mosquera; o presidente da Comissão de Relações Internacionais; Júlio Espinosa; além de Adriana O’Connor, esposa de Gerardo Hernández, um dos cinco presos políticos cubanos nos EUA.

FÓRUM
O fórum organizado pelo grupo opositor ilegalizado Assembléia para a Promoção da Sociedade Civil (APSC) terminou em Havana com um pedido de libertação de todos os presos políticos e marcado pela expulsão de vários convidados estrangeiros.

Uma declaração aprovada no fim do I Congresso Democrata Cubano estabelece que a questão dos presos políticos deve continuar como prioridade na agenda de qualquer atividade da APSC e exige a libertação deles.

Em um desafio às autoridades da ilha, na sexta-feira e no sábado, cerca de 150 representantes de diversos grupos da dissidência interna afiliados à APSC se reuniram para debater e trocar opiniões sobre diversos assuntos.

O documento aprovado exige a "abolição imediata" da pena capital em Cuba e a comutação das penas de morte pendentes.

A longa lista de exigências inclui ainda "mudanças econômicas profundas que dêem liberdade econômica aos cidadãos" e o retorno das "tradições democráticas de pluralidade de partidos, programas, ideologias políticas e candidatos".

Agência EFE