Câmara desenvolve programa para Terceira Idade

As metas para 2005 do programa Qualidade de Vida para um Envelhecimento Saudável foram discutidas em audiência pública.

Compartilhe!

Curtir

O encontro reuniu representantes de órgãos públicos e organizações não-governamentais de defesa dos direitos dos idosos.

O programa Qualidade de Vida para um Envelhecimento Saudável é uma iniciativa que vem sendo realizada pela Câmara desde julho de 2000, sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês. Vários temas de interesse da Terceira Idade são debatidos nessas audiências, sendo que as propostas aprovadas são encaminhadas às autoridades competentes.

Segundo a vereadora Suely Morgado, “infelizmente, a sociedade atual não costuma ouvir os idosos. Muitos deles são excluídos da participação social e lhes é imposta a clausura do asilo, sendo obrigados a conviver com o silêncio, a inanição e a perda do prazer”.

Como mais de 15% da população de Santos é composta por pessoas com mais de 60 anos e o avanço da Medicina vem resultando no gradativo aumento da expectativa de vida, Suely Morgado considera que é urgente a criação de políticas sociais e de saúde destinadas a melhorar a qualidade de vida dos idosos.

“Santos possui uma boa retaguarda para o segmento da Terceira Idade, mas há ainda muito por fazer, especialmente no combate ao preconceito contra essas pessoas”.

Os objetivos do programa Qualidade de Vida para um Envelhecimento Saudável são os seguintes:
- Implantar um fórum permanente de discussão sobre temas que envolvem o segmento populacional de Santos que se encontra na Terceira Idade
- Promover e divulgar trabalhos, projetos e outras iniciativas voltadas para o avanço da qualidade de vida dos idosos
- Aproximar os cidadãos com mais de 60 anos e colaborar para a organização dos integrantes desse segmento no sentido de alcançarem conquistas e direitos
-Sensibilizar governantes, vereadores e demais autoridades para a elaboração e aprovação de projetos destinados a essa faixa etária
-Denunciar e propor medidas de reparação para qualquer tipo de exploração, preconceito ou violência contra os idosos
-Elaborar políticas públicas de prevenção e atendimento para pessoas maiores de 60 anos

Assessoria da Vereadora Suely Morgado