Linha com cerol: preocupação de motociclistas

Ainda são freqüentes os acidentes envolvendo motos que são atingidas por fios cortantes banhados com cerol.

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A problemática motivou requerimento do vereador Benedito Furtado (PSB) apresentado na sessão da Câmara do último dia 5 de fevereiro.

O vereador defende publicação, o mais rápido possível, de resolução por parte do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN – determinando que as fábricas e montadoras de motocicletas instalem, nesses veículos, antenas de segurança de forma obrigatória, visando proteger os motociclistas de acidentes graves.

Geralmente a linha com cerol atinge o pescoço do condutor provocando hemorragia e morte, mas outras partes do corpo são também atingidas. Com a instalação de antenas, ocorre o rompimento das linhas de pipas e papagaios, quando esses fios cortantes cruzam as ruas, havendo menos possibilidades de que venham a atingir o condutor.

No entender de Furtado, a resolução deve atingir também os veículos importados, independentemente de sua posterior comercialização.

Somente no Estado de S.Paulo, segundo dados da Associação Brasileira de Motociclistas, 21 ocorrências foram registradas em 2005. Alguns motociclistas já estão adotando as antenas de proteção.

O assunto é objeto de projeto de lei (6.378 de 2005, de autoria do deputado Nilson Mourão, do PT), em tramitação na Câmara Federal. Já projeto substitutivo de autoria de Edson Ezequiel amplia os dispositivos de segurança que devem ser incluídos na fabricação ou montagem das motos. São eles a barra de proteção aos membros inferiores, conhecidos como ¨mata-cachorro¨, pisca-alerta e acendimento automático de faróis, quando houver a ignição do veículo.

Independentemente da aprovação do projeto em tela, Furtado acha fundamental que o Conselho Nacional de Trânsito se antecipe baixando resolução, tendo em vista o crescimento do mercado de motos e a adoção desse veículo por um grande número de trabalhadores brasileiros.

Vereador Benedito Furtado (PSB)
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