Exemplo de Cookies

DISCURSO DO VEREADOR BRAZ ANTUNES MATTOS NETO

Compartilhe!

1 curtiu

SESSÃO SOLENE DE 20/4/2007, DE ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃ SANTISTA A SRA. RENATA GARCIA DE SIQUEIRA VIEGAS DA CRUZ, REALIZADA NA SALA PRINCESA ISABEL DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS.
--------------------------------------------------------------------------------


 Exma Sra.
Srs. e Sras. presentes:

“Não há sabor,se a conquista não partiu da luta”.


Este é o início do poema “Conquista”, do livro “Indelével”, de autoria de Renata Garcia  Siqueira Viegas da Cruz. Estudos sérios e aprofundados nos revelam que aquilo que escrevemos é a tradução daquilo que realmente somos. Esta constatação Psicológica nos diz que os versos citados não são apenas linhas em um poema. Eles extrapolam a análise literária para definir o perfil, o caráter e a essência da sua autora.
  
Mas... pensando bem, provavelmente aqueles versos revelem não só a pessoa que os escreveu: talvez, esta seja a mais fiel definição de toda uma família.

Na área da Educação, no Brasil, não existe mesmo conquista se não houver uma grande dose de seriedade.  Erguer
uma Universidade vai muito além de seguir trâmites administrativos pois refere-se à questão do Poder do Conhecimento. Nada é mais valioso na Sociedade Moderna do que o Conhecimento e a Informação. Transmitir e aprimorar este Conhecimento e esta Informação é missão que exige critério, criatividade, discernimento, consciência e retidão. Dizem os mais antigos que é sinal de bom coração quando alguém procura passar adiante, com bondade e com alegria, aquilo que aprendeu ao longo da vida. Trata-se da perpetuação Cultural da espécie, da preservação da Vida Inteligente.

Trata-se de mostrar que somos e continuamos Humanos, com a graça de Deus!

A História conta que tudo começou em Guariba. Ou na Calábria, indo um pouquinho mais longe. A História prova que a Tenacidade é uma abençoada Herança Genética. Assim como a Audácia de desafiar o descrédito e o ceticismo e praticar um sádio Pioneirismo.

O histórico da Universidade Metropolitana de Santos é bastante conhecido e reconhecido, desde os tempos da Rua Arabutã, na Aparecida, quando surgiu a Sociedade Civil de Educação Física  de Santos, em 1968, passando pelo Ceuban, e pela Faculdade de Educação e Ciência Humanas, até chegarmos ao complexo educacional de hoje em dia. 

Esta magnífica força da Natureza que é a Dona Rosinha, o Seo Rubens e o Rubinho merecem por parte da população santista todas as honrarias e saudações possíveis. Mas, hoje, minha obrigação é destacar a Reitora da Unimes,

Renata Garcia de Siqueira Viegas da Cruz. Além da admiração pessoal que tenho pela Renata como Educadora, há também o fato de que somos colegas de profissão, ambos formados pela própria Unimes, eu  na primeira turma da Faculdade de Odontologia e a Renata na SÉTIMA TURMA. 
 
Este é um motivo especial para sentir orgulho: a Reitora de uma das mais destacadas universidades do nosso País é uma Cirurgiã - Dentista.

A Renata nasceu em São Paulo. Mas é uma Santista de verdade, que pensa ao mesmo tempo tanto nas tradições santistas quanto na modernidade que buscamos alcançar. Reitora da Unimes desde 18 de maio de 2005, ocupou anteriormente as funções de Pró Reitora Comunitária e Pró Reitora Administrativa. Foi Diretora da Faculdade de Odontologia e Professora Titular da Disciplina de Odontologia Social.

Os aspectos que mais chamam a minha atenção no currículo da Renata podem até causar espanto. Mas o fato de ter participado do Projeto Rondon, de agosto a dezembro de 1988, tem para mim uma conotação toda especial, em função da minha conhecida ligação com o Rondon e pelo componente afetivo que a questão desperta. Aliás, mantendo esta feliz tradição, a Unimes está participando ativamente das Operações do Projeto Rondon, reativadas agora em boa hora.

Além disso, merece destaque especial toda a gama de trabalhos sociais e comunitários que a Unimes desenvolve, sob a inspiração da Renata. Pessoalmente, considero um dever de todos os cidadãos o ato de auxiliar as camadas mais carentes e necessitadas da nossa população. Temos a obrigação moral e o compromisso de buscar a construção de uma sociedade mais justa, mais humana, mais ética e também o dever de lutar de todas as formas contra  a miséria. E no caso da Unimes, podemos citar, entre tantas outras ações,  o atendimento MÉDICO GRATUITO no Centro Ambulatorial do PAM Aparecida, durante o ano todo, em uma saudável parceria com  o Departamento Regional de Saúde IV (antiga DIR XIX), nas mais diversas especialidades incluindo Cardiologia, Obstetrícia, Urologia, Reumatologia, etc.

Há ainda o Projeto do escritório Experimental de Direito, que igualmente presta atendimento gratuito à população, com o acompanhento de todo o processo judicial, na área do Direito da Família, para pessoas que ganham até três salários mínimos, incluindo até mesmo os casos de reconhecimento de paternidade.

Mas também é especialmente exemplar o serviço de alta relevância social praticado pela Faculdade de Odontologia da Unimes, que chegou à marca imprressionante de MIL PROCEDIMENTOS DIÁRIOS, nas quatro clínicas existentes, atendendo a população carente e ajudando a reduzir o grande déficit que o Brasil apresenta na área Odontológica, devolvendo a auto estima às pessoas. Por ano, são CINCO MIL  pacientes atendidos, incluindo Laserterapia, para tratamento cirúrgico e de clareamento; Odontohebiatria, especificamente para adolescentes; Implantes Dentários, Ortodontia, a pioneira Unidade Odontológica de Desordens Temporomandibulares, Laboratório de Prótese, etc...

Além disso, são desenvolvidos diversos projetos sociais e convênios com as Prefeituras da Região e com a CASA (antiga Febem). E tudo isso sem esquecer a campanha permanente de prevenção ao câncer bucal.

A Faculdade de Odontologia da Unimes é sem dúvida um exemplo de instituição que acompanha o grande avanço tecnológico da Odontologia. Ela vai além e fomenta esta modernidade, com a realização de pesquisas.

Entre estas pesquisas, destaca-se uma notável revolução no tratamento das cáries, o Papa Cárie, desenvolvido dentro da Unimes  pela Professora Sandra Kalil, extraído da Papaína, que permite tratamento sem dor a custos reduzidos, e que vem sendo utilizado nas Operações do Projeto Rondon, na Amazonia, no Programa Ação Global e que já foi demonstrado inclusive na Austrália. Trata-se de um produto ideal para utilização nos serviços públicos de Saúde, como as Policlínicas.

Ao mesmo tempo em que é na realidade uma verdadeira UNIVERSIDADE CIDADÃ, a Unimes atesta o altíssimo nível de qualidade do Ensino Superior Santista. 

Mas ainda há um outro motivo para que a Renata seja admirada: a sua paixão por automóveis antigos, que em breve estará materializada num Museu no Centro Histórico, na Rua do Comércio, para satisfação de todos os amantes do automobilismo, além de constituir uma atração turística a mais para Santos.

Pós Graduada em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Roma, Itália, e em Gestão e Administração Universitária pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes,  Renata pode ostentar em seu vasto currículo projetos como o “Implante o Seu Sorriso”, “Dente Forte”, “Sorriso Cubatão”, “Dente São”, “Caravana do Sorriso”, “Solidariodonto”, “Caravana Papa Cárie” e outros tantos. Que atestam a sua inclinação para a solidariedade com as camadas carentes da nossa Baixada Santista e sua contribuição decisiva para a diminuição do sofrimento daqueles que têm muito pouco ou que nada têm.

Este sopro de consciência social nos leva à mesma sensibilidade da Renata escritora, autora dos livros de poesia “Recordações”, de 1982; “Renascer”, de 1990; “Indelével”, de 1996, e do infantil “Mistérios de Otávio”, de 2001.

E a partir desta noite, além das muitas homenagens já recebidas, Renata Garcia de Siqueira Viegas da Cruz   poderá incluir em seu currículo este humilde reconhecimento do seu elevado valor como Educadora e como Pessoa Humana, que estão refletidos neste Tìtulo de Cidadã Santista. Parabéns, Renata, e receba um abraço afetuoso deste Vereador que muito a admira.

Muito obrigado a todos.

 

Braz Antunes Mattos Neto
Vereador -Líder do PPS.