Discurso do Vereador José Lascane

Compartilhe!

Curtir

Testar seus limites para saber até onde o corpo e a mente resistem às pressões e à vontade de desafiar as próprias habilidades; é dessa maneira que os atletas do triatlo marcam sua participação dentro do mundo esportivo.

Nesta noite, nós contamos com a presença de verdadeiros guerreiros, que com garra e determinação lutam para superar obstáculos impostos pela natureza.

Graças ao desempenho de atletas como os que estão reunidos aqui nesta Casa, a cidade de Santos ganha cada vez mais destaque nos esportes, sendo conhecida em diversas partes, alcançando assim o título de Capital Nacional do Triatlo.

A história do triatlo teve início na década de 70, existia nessa época uma modalidade não-olímpica chamada biatlo, que consistia na disputa de provas de longa duração de natação e corrida. Alguns organizadores dessa modalidade resolveram fazer duas modificações no biatlo em virtude do ostracismo em que se encontrava. A primeira foi acrescentar mais uma prova, o ciclismo; a segunda, aumentar consideravelmente as distâncias percorridas em todas as provas. As mudanças foram um sucesso e contribuíram muito para o rápido crescimento do esporte (provavelmente nenhum outro esporte, em apenas duas décadas de existência, tornou-se uma modalidade olímpica). Outro motivo é que hoje, sem dúvida, o triatlo é uma das provas que mais exige fisicamente do atleta.

O triatlo só chegou ao Brasil uma década depois da sua criação nos EUA, em meados da década de 1980. A primeira competição foi realizada no Parque do Flamengo no dia 13 de maio de 1983, e registrou a presença de atletas como Fernanda Nunes e Armando Silva, hoje respectivamente Fernanda Keller e Armando Barcellos, que representam, juntamente com Roger de Moraes, boa parte da história do triatlo em nosso país.

Pelo seu apelo no quesito recorde, essas competições foram relativamente bem difundidas no Brasil e constantemente são divulgadas em canais de TV, internet, rádios e jornais impressos.

Mas foi no ano de 2000, que o triatlo recebeu sua maior prova de sucesso e reconhecimento mundial, com a disputa da modalidade nos Jogos Olímpicos de Sidney - Austrália.

Quase sete anos depois, nós estamos aqui para comemorar com o mesmo entusiasmo que festejamos todas as etapas dessa competição, isso porque sabemos que cada atleta que teve disposição para participar de uma prova como essa, já é, independente de resultados, um vencedor.

É na perspectiva da afirmação da superioridade do homem sobre a máquina, que temos o compromisso de enaltecer esse tipo de iniciativa, que valorizando a disciplina, leva a espécie humana a acreditar na possibilidade de alcançar seus objetivos.

Para mim é um prazer imenso homenagear pessoas que reúnem tanta força, coragem e determinação, atletas que têm como principal desejo, a superação de seus próprios limites.

Tenham certeza que muitos corações de torcedores e fãs do triatlo vibram com cada passo de vocês na corrida, a cada braçada na natação, a cada pedalada no ciclismo. Certamente vocês estimulam e encorajam aqueles que ainda não alcançaram suas metas, a seguir em frente, pois ali, eles entendem que a maior vitória vem da perseverança. 

Parabéns aos vencedores do 16º Triatlo Internacional de Santos. Parabéns a todos aqueles que acreditaram e apostaram na realização do sonho de todos esses esportistas que aqui estão esta noite.

Santos, 04 de maio de 2007.

Profº José Lascane
Vereador-PSDB