Papa recebe Medalha Amigo da Bicicleta

Evento aconteceu na Sala Princesa Isabel em homenagem que concede Medalha a munícipe de destaque nos assuntos relacionados ao tráfego de bicicletas.

Compartilhe!

Curtir

Na noite de quarta-feira, dia 29 de novembro, a Câmara Municipal homenageou o engenheiro e prefeito de Santos João Paulo Tavares Papa, com a entrega da "Medalha Amigo da Bicicleta".

Durante a solenidade, o engenheiro recebeu das mãos do vereador José Antônio Marques Almeida, Jama, a medalha de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados não só aos ciclistas, mas a toda comunidade, já que o empenho de profissionais como João Paulo Tavares Papa representa a diminuição de acidentes sofridos também por transeuntes.

A láurea é concedida pelo Legislativo, conforme a Resolução nº 102/2000. O projeto que instituiu a medalha é de autoria do vereador Jama.

Anualmente, a homenagem é concedida a um munícipe que se destacou nos assuntos relacionados ao tráfego de bicicletas. A indicação é feita pela Sociedade Brasileira de Trânsito Amigos da Bicicleta - Sabici, Associação dos Ciclistas de Santos - Ciclosan e Liga Santista de Ciclismo - LSC.


Trechos do Discurso do vereador JAMA na entrega da medalha Amigo da Bicicleta ao prefeito de Santos.

 

Em uma solenidade emocionante, o prefeito João Paulo Tavares Papa recebeu a Medalha Amigo da Bicicleta do vereador José Antonio Marques Almeida, o JAMA (PDT), na noite do dia 29 de novembro, na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal. O evento foi prestigiado pelo secretariado do prefeito, representado pelo vice-prefeito e secretário de Obras, Carlos da Silva Gonçalves, de várias entidades ligadas ao uso e defesa da bicicleta, assim como do primeiro Amigo da Bicicleta, em 2001, o engenheiro Gunther Bantel.

 

O vereador JAMA fez o discurso da solenidade. O vereador, no entanto, antes de proceder o discurso em homenagem ao Amigo da Bicicleta de 2005, fez questão de ressaltar o ato histórico do prefeito em garantir uma sede própria para o Legislativo de Santos.

 

Jama lembrou que a sua defesa pela utilizaão da bicicleta vem do início da década de 1970, "quando, como um simples cidadão, enviava cartas para a seão de cartas do leitor, colocando a importância de se implantar as ciclovias na nossa Cidade. Apresenti, na época, inclusive, a proposta de se utilizar as calçadas paralelas aos canais para se fazer ciclovias. Lembro que isso gerou muita polêmica. As pessoas alegavam que isso poderia causar muitos acidentes com os pedestres. Mas foi uma pequena semente lançada que serviu para começar a chamar a atenão das autoridades para a questão".

 

O vereador relatou sua experiência em países da Europa onde a bicicleta bastante utilizada, e de forma democrática. "O uso da bicicleta não significa ter mais ou menos poder aquisitivo. É uma questão cultural, de bom senso, de respeito e democratizaão do espaço público. Lá (nos países da Europa) existe uma cultura da mobilidade com a bicicleta. Eles estão tão avançados nisso que a tecnologia sofisticada chegou até nas bicicletas. Quem se utiliza da bicicleta pode usar tranquilamente o metrô, já que existem bicicletas que podem caber numa mochila. Existem países, como a Antuérpia, onde as bicicletas compartilham harmoniosamente a calçada com os pedestres. Precisamos chegar nesse nível de respeito.

 

"Estamos ainda muito aquém desses países. Mas estamos no caminho. Assim como a ciclovia, a ciclofaixa é um debate necessário.

 

"A bicicleta tem de ser discutida não apenas como um meio de transporte barato, mas como uma alternativa inteligente de transporte. Nesse sentido, fico feliz em ver como as bicicletas "fluem" na ciclovia da praia. A nossa cidade plana e bonita, temos todas as condiões de avançar nessa discussão com aões concretas, como vêm demonstrando o nosso homenageado de hoje.

 

"A bicicleta também é um símbolo do meio ambiente. E precisamos discutir ainda o convívio pacífico dos vários meios de transporte, com respeito velocidade desses meios de forma a não causar acidentes ou problemas para ninguém.

 

"Santos tem muito o que avançar ainda, mas acredito que estamos no caminho certo. A bicicleta é sempre bom repetir trabalha a questão da democratizaão do espaço público e urbano.

 

"Parabéns ao prefeito, o nosso amigo deste ano. Mas também quero lembrar todos aqueles que de uma forma ou de outra ajudaram e ajudam no debate sobre a utilizaão da bicicleta com segurança. O caminho já foi aberto, precisamos ocupar melhos esse espaço".