Câmara homenageia ‘Amigos dos Morros’

Outorga da medalha aconteceu na tarde da última quinta-feira, 30, e contou com a presença de autoridades do município, representantes das comunidades e parentes dos homenageados.

Compartilhe!

Curtir

A Câmara de Santos homenageou pelo segundo ano consecutivo duas pessoas que se destacaram pelo trabalho realizado em benefício dos moradores dos morros, com a medalha ‘Amigos dos Morros’.

O autor da propositura, vereador Manoel Constantino dos Santos (PMDB), fez o discurso de saudação aos homenageados: o empresário Acrino Barbosa de Freitas (pessoa jurídica) e a presidente da Associação do Caminho Santa Maria, Ana Paula Costa Ramos (pessoa física).

Os nomes foram previamente definidos, como rege a resolução 81/2004, por meio de comissão formada pelos vereadores: Manoel Constantino, Marcus de Rosis (PFL), Paulo Gomes Barbosa (PSDB), Cassandra Maroni Nunes (PT), que manifestou voto em separado, e Carlos Mantovani Calejon (PTB).

A presidente do Conselho Municipal de Entidades de Bairro (COMEB) também participou da escolha.

HISTÓRIA
Acrino Barbosa de Freitas é diretor presidente da Estrada Transportes Ltda. já foi homenageado pela Câmara, em outra oportunidade, com o título de Cidadão Santista, ele que nasceu em Baixio, no Ceará. Em 1951, sua família veio para Santos, fugindo da seca nordestina e resolveu se instalar no Morro São Bento.

Aos sete anos de idade, iniciou sua vida profissional como engraxate e entre a clientela estavam funcionários de bancos, cartórios e comissárias de café da Rua XV de Novembro. Já com 24 anos, iniciou pequeno negócio na área de transporte, a Santa Transportes. Com apenas uma pick-up chegou a vender mais de 20 equipamentos de movimentação de carga.

PAULINHA DO MORRO
Carinhosamente chamada pelos moradores de Paulinha do Morro, Ana Paula Costa Ramos, iniciou-se como líder comunitária em uma tentativa de alojar um grupo de moradores em um local conhecido como Boi Morto, no Morro da Nova Cintra. Porém, a ação não teve êxito. As polícias Militar, Civil e Florestal, em conjunto com a Administração Regional dos Morros, conteve as invasões.

Paulinha não desistiu da empreitada e comandou a ocupação de uma área localizada entre o Morro da Nova Cintra e o Santa Maria. O movimento conseguiu, depois de muita luta, negociar a venda dos lotes para os moradores, recebendo a denominação de Caminho de Santa Maria.

Hoje, a líder comunitária continua atuando em favor dos moradores por melhor infraestrutura no local: água, esgoto, e asfaltamento da via. Ana Paula Costa Ramos foi indicada para receber a medalha pelos presidentes de sociedades de melhoramentos por meio da COMEB.