Rotary Club Santos recebe placa

Homenagem faz parte das comemorações dos 10 anos de atividades.

Compartilhe!

Curtir

A Câmara de Santos outorgou, no último dia 29, placa em homenagem aos 10 anos do Rotary Club Santos/ Ponta da Praia. Várias autoridades compareceram à Sessão Solene, que aconteceu na Sala Princesa Isabel.

O vereador Marcus de Rosis (PFL) presidiu a solenidade.

O autor da propositura, vereador José  Lascane (PSDB), destacou o espírito de trabalho e de companheirismo que marcou a data, utilizando frase de Luiz Jose Estefanello: "Cultivamos o companheirismo, a amizade, a ética e o respeito", e complementa  ao dizer que  o Rotary “uniu esforços em favor da população em geral, oferecendo sua parcela de contribuição para um mundo mais solidário”.


Discurso na íntegra do vereador José Lascane

Sr. Presidente desta Sessão Solene
Srs. (as) Vereadores (as).

Há 100 anos, desde aquele importante 23 de fevereiro de 1905, nascia o Rotary, em Chicago. Seu fundador. Paul Percy Harris, concretizava um sonho — que viu se expandir pelo mundo, disseminando a solidariedade e o cultivo aos mais nobres ideais humanos, da educação à filantropia. Hoje, quando homenageamos o 10º aniversário do Rotary Club Santos Ponta da Praia, viajamos idilicamente por este secular véu de realizações sociais, por seres que conseguiram superar-se e “dar de si, sem pensar em si” para a comunidade.

Foram dez anos de companheirismo e trabalho, empreendedor sólido e expressivo, no dizer de todos seus presidentes, ressaltando a importância da data. "Cultivamos o companheirismo, a amizade, a ética e o respeito", alinha em sábia síntese o meu amigo Luiz José Estefanello, “unimos nossos esforços em favor da população em geral. Oferecemos nossa parcela de contribuição para um mundo mais solidário”.

Em tempos de rarefação do sentimento humanitário, a união em torno dos ideais de humanidade, representa algo como uma estrela em céu escuro, anunciando um sol brilhante e pleno de calor solidário. O amor comum é a senha que se desprende desta caminhada coletiva, que reúne os lideres da sociedade, profissionais de todas as áreas que resgatam o sentido de futuro da sociedade.

O 10º aniversário do Rotary Club Santos Ponta da Praia é este marco litoral da obra comunitária, instrumento célebre do bem comum que se prepara para o novo milênio. A vontade forte e determinada de suas lideranças presentes faz justiça aos dirigentes do passado, desde Antonio Carlos de Oliveira Rollo, o primeiro presidente empossado em 21 de junho de 1995.

Um amigo, antigo Governador de Distrito, me disse um dia:
“Ver nascer um Clube e como ver nascer uma fonte de água cristalina, para tornar fértil e produtiva toda uma região. É como ver nascer uma estrela, que vem brilhar na constelação rotária. É como contemplar a alvorada de um dia novo para iluminar todos os pontos escuros do mundo”.

“Nesse mundo louco c desvairado, ainda há lugar para a sinceridade e para a amizade, que o Rotary se propôs a espalhar pelos quatro cantos do mundo, tornando-se a mais poderosa multinacional de serviços".

O Rotary hoje tem suas principais atividades nas "Avenidas de Serviços", compostas pelos "Serviços Internos", "Profissionais", "Serviços à Comunidade" e "Internacional" — que cuida de atividades e programas de boa vontade e compreensão internacional. Defende a troca de experiências e respeito às tradições e costumes dos diferentes povos.

Foi cm 1922 que o Rotary se implantou no Brasil e cm 1936 esteve em Santos, em abril, o próprio Paul Harris, fundador do Rotary. Falecido há 58 anos, após ver seu sonho expandido e que aqui deixou a energia de sua mensagem solidária.

No lema de servir o próximo, o Rotary Club Santos Ponta da Praia se expandiu como célula germinadora do bem comum, multiplicando bondade e amor.

O Rotary Club Santos Ponta da Praia, herática célula do bem-servir comunitário, prodigiosa construção coletiva, tem hoje uma estrutura de organização que lhe dá a garantia e a certeza de continuidade, concretizando a vontade dos seus heróicos incentivadores. Homens c mulheres que levam adiante um trabalho de que a sociedade não pode prescindir, sua essência e caráter. São almas e atos sintonizados na evolução social, braços estendidos a abraçar os que necessitam — seja da ajuda seja do trabalho que se desenvolve a favor destes.

E distribuindo calor humano que pavimentamos nosso próprio caminho, iluminando-o e registrando sua trilha individual e coletiva. A história humana, efêmera na história do mundo, tem sua trajetória projetada para o infinito em função de seus atos solidários. Que em nosso Rotary Club Santos Ponta da Praia são mais do que vontades individuais, forjadores de sólidas ações coletivas, equipes sublimes a proferir e palmilhar passos de bondade e amor humano. Prossigam! O Mundo necessita de seres assim.

Santos, 29 de junho de 2005.

Prof. José Lascane
Vereador – PSDB