Câmara homenageia Rotary Internacional

A Câmara Municipal de Santos homenageou o “Rotary International”.

Compartilhe!

Curtir

A Câmara Municipal de Santos homenageou no dia 7, na Sala Princesa Isabel, o “Rotary International”. O Clube comemora 100 anos de serviços prestados à comunidade.

De autoria do vereador Marcelo Del Bosco Amaral (PPS), a homenagem, segundo explicou o parlamentar, é "também um reconhecimento ao imprescindível trabalho social e educacional prestado pela comunidade rotariana na cidade".

O vereador, que também é membro da entidade, lembrou ainda que a entidade possui um grande potencial de representatividade, podendo ser vista como uma das mais legítimas representantes dos interesses da sociedade civil.

"O Rotary Club Internacional é a maior O.N.G. da história da humanidade e a única com assento permanente nas Nações Unidas, responsável por importantíssimos projetos nas áreas, por exemplo, de combate à paralisia infantil e analfabetismo", explicou.

História - O Rotary Club Internacional, primeiro clube de prestação de serviços, completou este ano um século. Sua fundação data do dia 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado, Paul Harris, reuniu-se com três amigos - inicialmente formado por razões de companheirismo - em um pequeno escritório no centro de Chicago.

O Rotary está presente em 166 países, 41 territórios geográficos, com 32 mil clubes, sendo 207 bandeiras integrando a família rotária, superior à Nações Unidas, com 1 milhão e 200 mil sócios. Santos possui 7 rotarys.

Atualmente o Rotary International incentiva seus clubes a dedicarem-se às mais variadas atividades de prestação de serviços como o combate à fome, proteção ao meio-ambiente, prevenção de violência, alfabetização, combate ao abuso de drogas, erradicação da poliomelite, serviços à juventude e aos idosos, bem como conscientização e educação sobre a Aids.

Íntegra do discurso do orador Marcelo Del Bosco


ILUSTRÍSSIMO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS;

ILUSTRÍSSIMOS SENHORES  E SENHORAS VEREADORAS;

ILUSTRÍSSIMAS AUTORIDADES, MEMBROS ROTARIANOS E CONVIDADOS PRESENTES;

 O Terceiro Setor vive há alguns anos um momento de afirmação mundial. Hoje, ONGs, associações, fundações, entidades de assistência social abrangem ações públicas que saem do domínio estatal, e passam a ser encampadas por organizações da sociedade civil.

 É o surgimento da iniciativa privada com fins públicos, com o objetivo de combater grandes problemas do mundo atual, como a pobreza, violência, poluição, analfabetismo, racismo, etc. São instituições com grande potencial de representatividade, podendo ser vistas como legítimas representantes dos interesses da sociedade civil.

 O Rotary Club Internacional é um exemplo disso. Hoje, é a maior O.N.G. da história da humanidade e a única com assento permanente nas Nações Unidas, responsável por importantíssimos projetos nas áreas de combate à paralisia infantil, à poliomielite e ao analfabetismo, entre tantos outros.

 O primeiro clube de prestação de serviços, completou este ano um século. Sua fundação data do dia 23 de fevereiro de 1905,  quando o advogado, Paul Harris, reuniu-se com três amigos em um pequeno escritório no centro de Chicago.

 Inicialmente formado por razões de companheirismo, o primeiro Rotary Club rapidamente evolui passando a aproveitar as habilidades e recursos dos sócios para prestar serviços à comunidade.

 A organização tem sido uma grande força mundial, inspirando e realizando a inserção social. Representa um porto seguro para os necessitados e despossuídos em todo o mundo, desenvolvendo atividades nas áreas de amparo e assistência a carentes.

 Contando atualmente com cerca de 1 milhão e 200 mil sócios espalhados em mais de 150 de Países, impulsiona o Rotary, antes de tudo, o ideal de servir ao próximo antes de pensar em si, cultivando-se, assim, as virtudes do voluntariado, da ética e da amizade.

 Assim, é forçoso que se reconheça o mundo rotário como um patrimônio da comunidade santista.

 E a cidade orgulha-se ainda de um feito inédito por ter tido um presidente internacional do Rotary:  o santista Paulo Viriato Correa da Costa, no período de 1990 a 1991.
 
 Atualmente, o distrito 4420 tem como governador, o senhor Altimar Augusto Fernandes, cujo engajamento nas atividades da entidade merece nosso mais sincero respeito e admiração.
  
 Merece destaque ainda o relevante papel que o Rotary Internacional vêm cumprindo em nossa cidade em favor do desenvolvimento humano e  comunitário.

 Esses altivos ideiais sempre foram seguidos à risca pelos que representam a comunidade rotária. Nesse caso, gostaria de fazer uma menção honrosa aos 7 Rotarys de Santos, na pessoa de de seus presidentes que são os seguintes:

–Rotary Club de Santos –  Pres.: Ricardo do Amaral S. Miranda de Carvalho
–Rotary Club de Santos/Monte Serrat – Pres.: Wilson Thadeu Canaan
–Rotary Club de Santos/Noroeste – Pres.: Lauro Antoninho Gotardi
–Rotary Club de Santos/Oeste – Pres.: Antônio Henrique de Medeiros Duarte
–Rotary Club de Santos/Ponta da Praia – Pres.: Watsoon Uliana Travassos
–Rotary Club de Santos/Porto – Pres.: Marcelo Bechelli Monteiro
–Rotary Club de Santos/Praia – Pres.: Marcelo Antônio Garuti Maurício

 São pessoas que se destacam não apenas por representarem uma instituição humanitária de excelência e gabarito, mas por serem verdadeiros líderes e homens de boa vontade, todos engajados pelo espírito rotariano.

 O Rotary Club Internacional realiza trabalho social e educacional imprescindível e, neste ano, concluiu o grande desafio desde sua fundação: a erradicação da paralisia infantil.

 E para o segundo século, já se apronta para um novo desafio, que poderá ser a erradicação do analfabetismo. É difícil, mas não há dificuldade que não possa ser transposta.

 Muito mais, certamente, se poderia falar a respeito de Rotary e da qualidade de seu trabalho em Santos e mundo afora. Entretanto, por respeito ao protocolo, devo ser breve, apesar do entusiasmo de um rotariano que sou, que me toma conta neste momento tão grandioso.

 Espero, portanto, que esses 100 primeiros anos do nosso querido Rotary Internacional, suas lutas e conquistas possam ser transformadas cada vez mais em combustível para manter a locomotiva rotária a pleno vapor, decidida e firme na busca de um amanhã sem guerras, sem fome e sem sofrimento.

 Parabéns a todos nós, rotarianos, sem esquecer, antes de tudo, do lema: "Dar de si antes de pensar em si".

 


VEREADOR MARCELO DEL BOSCO – Líder do PPS