14/12/04 - Pronunciamento do vereador Roberto Oliveira Teixeira

Compartilhe!

Curtir

Meus Senhores, minhas Senhoras:

Em 05 de agosto do corrente ano, apresentei nesta Casa Projeto de Decreto Legislativo Nº 0054/04, subscrito pela grande maioria dos Sr(a)s. Vereadores(as). Após obedecer todos os trâmites legais, nosso projeto de decreto transformou-se no Decreto Legislativo Nº 041 de 05/08/2004 que conferiu medalha de honra ao mérito “BRÁZ CUBAS” a Igreja Universal do Reino de Deus – IURD.

A primeira Igreja Universal do Reino de Deus  teve seu primeiro templo inaugurado em 09 de julho de 1977, no Largo da Abolição no Rio de Janeiro, por iniciativa do Jovem Pastor Edir Macedo, hoje Bispo e maior líder espiritual da Igreja no país e exterior.

A construção do primeiro templo, foi motivada pelo entusiasmo do então Jovem Pastor Edir Macedo, que tocado pelo Espírito Santo, sentiu o desejo de levar a salvação ao povo brasileiro. Antes da construção do templo, munido apenas de uma antiga caixa de som e um pequeno teclado, começou a pregar num coreto aos passantes de uma praça no bairro do Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Nestas pregações da então Cruzada para o Caminho Eterno, o pastor Edir Macedo percebeu a necessidade de ter um local para culto permanente. Com o número de seguidores crescendo a cada dia e a expansão se tornando surpreendente, ficou evidente a necessidade de se realizar os cultos  em local fechado, daí a locação do imóvel que deu origem ao primeiro templo da Igreja Universal do Reino de Deus no Brasil. Destaque-se, Sr. Presidente, Sr(a)s.

Vereadore(a)s, autoridades presentes e convidados, que o proprietário do imóvel exigia garantia para assinatura do contrato, tendo obtido como garantia a hipoteca do apartamento de propriedade da progenitora do então Pr. Edir Macedo. 

Expansão no Brasil. Após vinte e sete anos, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) está presente em todo território nacional, no Rio de Janeiro estimasse a existência de 750 igrejas, destacando-se como verdadeiro marco a Catedral Mundial da Fé, inaugurada no ano de 1999, no bairro de Del Castilho, com capacidade para receber 12 mil pessoas. Em nosso estado existem mais de 700 igrejas, sendo que , nos estados de Minas Gerais e Bahia a IURD está presente com mais de 400 templos em cada estado. Em nossa cidade,  a Igreja Universal do Reino de Deus, está presente a 19 anos, com templos na Av. Afonso Pena, no bairro do (Embaré), na rua João Pessoa (Centro), Av. N.Sa. De Fátima (Bom Retiro), sendo que em 03 de outubro do corrente ano, inauguramos a Catedral da Fé, localizada a Av. Ana Costa, 327 a 331, que contém 3.200 poltronas, heliponto, elevadores para deficientes, setor administrativo, seis salas de aula, cursos de pré escola, escola dominical, berçário, fraldário e estacionamento para aproximadamente 300 veículos.

No mundo Sr. Presidente, a expansão da Igreja Universal é deveras surpreendente, já que encontra-se instalada em mais de 80 nações, dos mais diversos povos e línguas. Em 1980, os Estados Unidos foi o primeiro país a receber a Igreja Universal, lá conhecida como “Universal Church” em Mont Vermont, no estado de Nova York, no Continente Africano em 1992, foi aberta a primeira igreja em Joanesburgo, Lesoto, Costa do Marfim , Suazilândia, Quénia, Uganda, Zâmbia, Gana, Moçambique, Guiné , Etiópia, Namíbia, Senegal, entre outras, totalizando 500 templos.

Evangelizar a Ásia é uma das metas da igreja, já que encontra enormes dificuldades impostas pelo islamismo e demais religiões tradicionais do oriente, no entanto, a igreja já fincou bases nas Filipinas, Índia, Japão, tendo atingido em 2001 o seu mais ousado objetivo, a inauguração da igreja em Israel, a Terra Santa, na capital Tel Aviv.

No campo da evangelização o obreiro se constitui no braço direito e no cartão de visitas da IURD. No Brasil, eles são mais de 100 mil, desempenhando de forma voluntária as mais variadas tarefas, em presídios, hospitais, manicômios, favelas, morros e junto a população de rua, em todos os locais.

O obreiro leva sempre uma palavra de conforto e de ânimo aos sofridos.
No trabalho social, independentemente da sua real preocupação com a vida espiritual, a IURD também se preocupa em minimizar o sofrimento ao povo carente. Em 1988, quando uma seca terrível castigava o nordeste brasileiro, a IURD promoveu a Campanha S.O.S Nordeste, que mobilizou todo o país, arrecadando toneladas de alimentos, que contribuiu momentaneamente para saciar a fome dos nossos irmãos.

Diante de um quadro terrível mostrado na televisão pelo jornalista Goulart de Andrade, no programa Repórter Record, onde os horrores provocados pela seca, aniquilava milhares de vidas, o Bispo Marcelo Crivella resolveu por a mão no arado, iniciando verdadeira revolução contra a fome e a miséria naquela região. Iniciando os estudos determinou a realização de estudos podológicos nas terras da Fazenda Canaã, utilizando retroescavadeira, determinou a abertura de vários pontos de inspeção no terreno para análise química e física do solo. Mapas Geológicos, levantamentos topográficos e fotográficos foram feitos e estudados pelo engenheiro israelense David Raad, que conduziu todo trabalho apoiado nos conhecimentos adquiridos nos 30 anos de experiência nos kibutzins do deserto israelense. Encerrado os preparativos  do solo, deu-se início o plantio, que resultou num verdadeiro milagre, já que a região extremamente árida passou a oferecer toneladas de alimentos (Cereais, legumes, verduras, frutas, etc.), tendo daí nascido o “Projeto Nordeste”, cujo principal objetivo era reduzir o subdesenvolvimento do sertão nordestino. O Projeto Nordeste comprova que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), tem como preocupação central a vida espiritual, preocupa-se também seriamente em solucionar os graves problemas enfrentados pelo povo carente.

Encerrando nossa homenagem, Sr. Presidente, Sr(a)s. Vereadore(a)s., autoridades presentes e convidados, quero dizer que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), vive na direção do Espírito Santo e cumprindo o mandamento do Sr. Jesus que determinou: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a todas as criaturas” (Mc. 16:15), procurando levar a todos os povos e nações as Boas Novas da Salvação, tendo sobretudo, em todas as igrejas espalhadas pelo mundo O Lema: “JESUS CRISTO É O SENHOR!”
... Esta é a Palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos... (At. 10: 36).

Que Deus abençõe a todos abundantemente em o nome do Senhor Jesus.

Muito Obrigado!

Roberto Oliveira Teixeira