26/01/05 - Discurso do vereador Banha

Compartilhe!

Curtir

DISCURSO DE ANIVERSÁRIO CIDADE

SANTOS – 459 ANOS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PAULO GOMES BARBOSA, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS, MUITO BOM DIA. EM NOME DE QUEM CUMPRIMENTO A TODOS OS SENHORES E SENHORAS AQUI PRESENTES.

ANTES DE MAIS NADA, GOSTARIA DE DIZER QUE É UMA SENSAÇÃO INDESCRITÍVEL NÃO SÓ PARA MIM, MAS PARA QUALQUER CIDADÃO, TRABALHAR, MORAR, VIVER OU SIMPLESMENTE PASSEAR POR SANTOS, UMA CIDADE QUE RECEBE DE FORMA ACOLHEDORA TODOS QUE AQUI CHEGAM. UMA CIDADE QUE ESBANJA QUALIDADE DE VIDA, QUE OFERECE A TODOS, INDISTINTAMENTE, EDUCAÇÃO, SAÚDE, LAZER E SERVIÇOS SOCIAIS DA MELHOR QUALIDADE, COMO POUCOS MUNICÍPIOS NO PAÍS SÃO CAPAZES DE OFERECER.

SENHORAS E SENHORES, VAMOS, A PARTIR DE AGORA, FAZER UMA BREVE VIAGEM PELO PASSADO, PELO PRESENTE E PELO FUTURO DE NOSSA CIDADE. E, DESSA FORMA, É IMPOSSÍVEL DEIXAR DE FALAR DE BRÁS CUBAS, O HOMEM QUE DEU INÍCIO À HISTÓRIA SANTISTA.

ERA 21 DE JANEIRO DE 1532 QUANDO A EXPEDIÇÃO PORTUGUESA COMANDADA POR MARTIM AFONSO DE SOUZA CHEGOU À VILA DE SÃO VICENTE, A CÉLULA MATER DO BRASIL. ENTRE OS COMPANHEIROS DE VIAGEM DE MARTIM AFONSO ESTAVA O FIDALGO PORTUGUÊS BRÁS CUBAS, QUE, DEPOIS DA FUNDAÇÃO DA VILA DE SÃO VICENTE RECEBEU COMO DOAÇÃO ALGUMAS TERRAS, ONDE RESOLVEU PLANTAR CANA-DE-AÇÚCAR, ARROZ, MILHO E TRIGO.

MAS LOGO BRÁS CUBAS PERCEBEU QUE AQUELAS TERRAS TINHAM UM GRANDE POTENCIAL PARA O TRANSPORTE DE CARGAS. E DECIDIU VOLTAR SUAS ATENÇÕES PARA O MAR. ELE SABIA QUE DO MAR PODERIA VIR O PROGRESSO DA COMUNIDADE QUE COMEÇAVA A SE FORMAR.  EM 1546, BRÁS CUBAS FUNDOU A VILA DE SANTOS, QUE CRESCEU AO REDOR DO PORTO QUE NASCIA, NA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE.

FOI QUESTÃO DE TEMPO PARA SANTOS SE TRANSFORMAR EM UM CENTRO DE DESENVOLVIMENTO. O PRÓPRIO BRÁS CUBAS TROUXE PARA CÁ A SANTA CASA DE MISERICÓRDA, O PRIMEIRO HOSPITAL DO BRASIL.

SANTOS TINHA POTENCIAL, TINHA VOCAÇÃO PARA CRESCER. E EM 26 DE JANEIRO DE 1839, EXATAMENTE 166 ANOS ATRÁS, A ENTÃO VILA DE SANTOS FOI MERECIDAMENTE ELEVADA À CONDIÇÃO DE CIDADE.

O ESPÍRITO INOVADOR E CRIATIVO DE BRÁS CUBAS SE TRANSFORMOU EM UMA MARCA DO POVO SANTISTA, TANTO QUE O MUNICÍPIO FOI, EM VÁRIAS OCASIÕES, PIONEIRO EM ASSUNTOS DE INTERESSE NACIONAL – COMO EU DISSE HÁ POUCO SOBRE A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA.

NESTE CENÁRIO, É FUNDAMENTAL FALAR DA IMPORTÂNCIA DA CÂMARA DE SANTOS, QUE SEMPRE PARTICIPOU ATIVAMENTE DOS RUMOS QUE A CIDADE TOMOU, DESEMPENHANDO RIGOROSAMENTE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS DE ELABORAR LEIS DE INTERESSE COLETIVO, FISCALIZAR O PODER EXECUTIVO E AJUDAR O PREFEITO A COLOCAR EM PRÁTICA SUAS IDÉIAS EM PROL DO BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO.

NUNCA É DEMAIS LEMBRAR QUE O PRIMEIRO CONSELHO SANTISTA, QUE EQUIVALE À CÂMARA MUNICIPAL DOS DIAS DE HOJE, FOI CONSTITUÍDO POR VOLTA DE 1547. NA ÉPOCA, O PODER LEGISLATIVO ERA FORMADO POR UM JUIZ, TRÊS VEREADORES, UM ESCRIVÃO E UM PROCURADOR.

DE LÁ PARA CÁ, MUITA COISA MUDOU. HOJE, TEMOS UMA CÂMARA COMPOSTA POR DEZESSETE VEREADORES, QUE REPRESENTAM AS MAIS VARIADAS CORRENTES POLÍTICAS E IDEOLÓGICAS DA SOCIEDADE.

NOSSA CIDADE TAMBÉM EVOLUIU, ACOMPANHANDO DE PERTO O PROGRESSO DO PAÍS, QUE CRESCEU COM A ABERTURA DE RODOVIAS COMO A ANCHIETA E A IMIGRANTES, QUE TANTOS BENEFÍCIOS TROUXERAM, TRAZEM E, CERTAMENTE, TRARÃO PARA A NOSSA CIDADE.

SÃO ELAS QUE AJUDAM O NOSSO PORTO A CONTINUAR CRESCENDO, EXPORTANDO CADA VEZ MAIS, BATENDO RECORDES DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS E, CLARO, GERANDO MILHARES DE EMPREGOS PARA OS SANTISTAS.

E, POR FALAR EM PORTO, NÃO POSSO DEIXAR DE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DOS EMPRESÁRIOS E CORRETORES DO CAFÉ, AQUELES HOMENS QUE FIZERAM SANTOS SE TRANSFORMAR EM UMA POTÊNCIA ECONÔMICA. ESTÁ AQUI, A POUCOS METROS DE NÓS, A BOLSA DO CAFÉ, SÍMBOLO MAIOR DA RIQUEZA QUE UMA DAS BEBIDAS MAIS CONSUMIDAS NO MUNDO NOS DEIXOU DE PRESENTE.

MAS O QUE SERIA DO CAFÉ SEM O NOSSO PORTO? PROVAVELMENTE, NADA. TEMOS O MAIOR PORTO DA AMÉRICA LATINA. SÃO QUILÔMETROS DE CAIS QUE LEVAM PARA O MUNDO AS RIQUEZAS PRODUZIDAS NO BRASIL. E, AGORA, PERGUNTO DE NOVO: O QUE SERIA DO NOSSO PORTO SE NÃO FOSSEM OS TRABALHADORES PORTUÁRIOS?

SOMOS GRATOS AOS ESTIVADORES, CONFERENTES, ARRUMADORES, OPERADORES, MOTORISTAS, VIGIAS, TRABALHADORES DE BLOCO EM CAPATAZIA, FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS, ENFIM... TODOS OS PORTUÁRIOS QUE AO LONGO DAS DÉCADAS AJUDARAM, DIRETA OU INDIRETAMENTE, A TRANSFORMAR O PORTO SANTISTA NA POTÊNCIA QUE É HOJE.

QUANTAS TONELADAS DE CARGA ESSES HOMENS JÁ MANUSEARAM DURANTE TODOS ESSES ANOS? QUANTOS PORÕES DE NAVIO ESSES HOMENS JÁ  AJUDARAM A CARREGAR  E  DESCARREGAR? O SUOR DESSES TRABALHADORES É ALGO VALIOSÍSSIMO PARA A CIDADE. E SÃO ELES, CHEFES DE FAMÍLIA, QUE AJUDAM A MANTER ESSA RELAÇÃO HARMONIOSA DO NOSSO CAIS COM A CIDADE.

UMA CIDADE QUE SEMPRE REVELOU GRANDES NOMES PARA O PAÍS E PARA O MUNDO... SEJA NO NA POLÍTICA, COM O NOSSO SAUDOSO MÁRIO COVAS... SEJA NA MÚSICA, COM O NOSSO BRILHANTE MAESTRO GILBERTO MENDES... OU SEJA NOS CAMPOS DE FUTEBOL... AÍ, SENHORAS E SENHORES, SOMOS REFERÊNCIA MUNDIAL.

AFINAL, O QUE FALAR DE EDSON ARANTES DO NASCIMENTO? O REI DO FUTEBOL – É VERDADE – NASCEU EM TRÊS CORAÇÕES, MAS FOI ACOLHIDO COMO UM FILHO POR NÓS SANTISTAS. UM FILHO QUE DEIXARIA QUALQUER PAI ORGULHOSO. UM FILHO QUE LEVOU O NOME DE NOSSA CIDADE AOS QUATRO CANTOS DO PLANETA E TRANSFORMOU O NOSSO SANTOS FUTEBOL CLUBE EM UM DOS MAIORES TIMES DO MUNDO!!! QUE ME DESCULPEM OS TORCEDORES RIVAIS, MAS NÃO POSSO DEIXAR DE LEMBAR DO PRESENTE ANTECIPADO QUE NOSSA CIDADE GANHOU NO MÊS PASSADO. OBRIGADO, ROBINHO! VALEU, ELANO! PARABÉNS, DEIVID. OBRIGADO SANTOS PELAS ALEGRIAS NOS GRAMADOS E PELO TÍTULO DE BICAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL!!!

MAS NÃO É SÓ DE ESPORTE QUE SE FAZ UMA CIDADE. COM A BÊNÇÃO DIVINA, FOMOS AGRACIADOS PELA NATUREZA, QUE NOS DEU PRAIAS TÃO BELAS. PRAIAS QUE HÁ DÉCADAS SEDUZEM OS TURISTAS QUE POR AQUI PASSAM, COM O COLORIDO DO MAIOR JARDIM A BEIRA-MAR DO MUNDO. A PROPÓSITO, NÃO EXISTE CARTÃO-POSTAL MAIS BELO QUE A VISTA AÉREA DA NOSSA ORLA.

MAS SANTOS NÃO PÁRA. E NÃO PODE PARAR. NOS ÚLTIMOS ANOS, ESTAMOS MOSTRANDO QUE NOSSA CIDADE NÃO É SÓ PRAIA. SANTOS É HISTÓRIA. E ESTÁ AÍ O NOSSO CENTRO REVITALIZADO QUE NÃO ME DEIXA MENTIR.

QUEM GANHA COM ISSO NÃO É SÓ O TURISTA. GANHAM OS NOSSOS COMERCIANTES, OS NOSSOS PROFISSIONAIS LIBERAIS, OS NOSSOS EMPRESÁRIOS... GANHAM AQUELES QUE ACREDITAM NO POTENCIAL DE NOSSA CIDADE. AQUELES QUE NÃO DESISTEM, MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES.


EM SÍNTESE, É ESTE CONJUNTO DE FATORES QUE FEZ DE SANTOS UMA CIDADE MARAVILHOSA PARA SE VIVER. FORAM ESTES FATORES QUE SERVIRAM DE ALICERCES PARA O NOSSO DESENVOLVIMENTO E PARA O NOSSO CRESCIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL.


TALVEZ, TENHAMOS DEIXADO DE LEMBRAR ALGUM FATO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE SANTOS. TAMBÉM PUDERA... SÃO POUCAS AS CIDADES QUE TÊM TANTAS HISTÓRIAS PARA SEREM CONTADAS.

MAS EU NÃO PODERIA ESQUECER QUE MESMO DURANTE O CRÍTICO PERÍODO DA DITADURA, QUANDO SANTOS PERDEU SUA AUTONOMIA POLÍTICA, TIVEMOS A FELECIDADE DE SERMOS GOVERNADOS POR UM PREFEITO SANTISTA QUE, ACIMA DE TUDO, SEMPRE NUTRIU O AMOR PELA CIDADE E PRESERVOU, NA MEDIDA DE SEU ALCANCE, A DEMOCRACIA SANTISTA E A LIBERDADE PÚBLICA DE SEUS CIDADÃOS.

POR ESSES MOTIVOS, PAULO GOMES BARBOSA, ÚLTIMO PREFEITO NOMEADO DE SANTOS, NÃO PRECISOU DE MUITO ESFORÇO PARA RETOMAR SUA CARREIRA POLÍTICA, SENDO AGRACIADO COM O BENEPLÁCITO POPULAR, DEPOIS DE UMA DÉCADA AFASTADO DA VIDA PÚBLICA, E CHEGANDO HOJE A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS POR VOTAÇÃO UNÂNIME DE SEUS PARES.

NÃO SE PODE PERDER DE VISTA TAMBÉM QUE, OSWALDO JUSTO, NOSSO PRIMEIRO PREFEITO ELEITO, COM SEU JEITO PECULIAR DE GOVERNAR, DEU INÍCIO À REDEMOCRATIZAÇÃO E À REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA DA CIDADE, CONTANDO COM PERSONALIDADES NOTÁVEIS E JOVENS TALENTOS. ENTRE ELES, JOÃO PAULO TAVARES PAPA, NOSSO NOVO PREFEITO.

DEPOIS DE JUSTO, VIERAM GRANDES NOMES COMO TELMA DE SOUZA, O SAUDOSO DAVID CAPISTRANO E PAULO ROBERTO GOMES MANSUR QUE, APESAR DE TENDÊNCIAS POLÍTICAS ANTAGÔNICAS, MANTIVERAM O MESMO NORTE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO MUNICÍPIO.
   
POR FIM, CABE A NÓS TORCER PELO SUCESSO DE JOÃO PAULO TAVARES PAPA À FRENTE DA PREFEITURA. COM A SUA INDISCUTÍVEL E VASTA EXPERIÊNCIA, ACUMULADA DESDE OS TEMPOS DE OSWALDO JUSTO, ELE VEM DEMONSTRANDO QUE, COM SEU ESPÍRITO EMPREENDEDOR, MANTERÁ SANTOS NA TRILHA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO, FOMENTANDO A ECONOMIA LOCAL E, DESSA FORMA, GERANDO EMPREGOS E RIQUEZAS PARA NOSSA CIDADE.

ALIÁS, JOÃO PAULO TAVARES PAPA É, AO MEU LADO, UM DOS ÚLTIMOS FILIADOS AO PMDB COM MANDATO POPULAR QUE PERMANECEM FIEL ÀS SUAS RAÍZES PARTIDÁRIAS, QUE JAMAIS FOI FILIADO A OUTRA LEGENDA. E ISSO, NOS DIAS DE HOJE, É SEM DÚVIDA UM FATO PARA SER DESTACADO. ASSIM COMO A VOLTA DO PMDB AO COMANDO DA CIDADE. DEPOIS DE 20 ANOS, NOSSO PARTIDO RETOMA O POSTO QUE OSTENTOU NOS TEMPOS DE OSWALDO JUSTO. E FARÁ, SEM DÚVIDA ALGUMA, UM GOVERNO VOLTADO PARA TODAS AS CAMADAS SOCIAIS E COM O APOIO DE TODAS AS BASES PARTIDÁRIAS E IDEOLÓGICAS. ESSE É O NOSSO OBJETIVO.

E, ANTES DE ENCERRAR, DEVEMOS MAIS UMA VEZ DESTACAR A CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA EM SANTOS, DANDO OS MERECIDOS PARABÉNS AOS 17 VEREADORES ELEITOS NO DIFICÍLIMO PLEITO ELEITORAL DE 2004.

NÓS, VEREADORES – E AQUI EU TOMO A LIBERDADE DE FALAR EM NOME DOS MEUS COMPANHEIROS DE CÂMARA – TEREMOS A HONRA DE PARTICIPAR DA LEGISLATURA 2005/2008, EXERCENDO A FUNÇÃO DE FISCALIZAR E AUXILIAR A GESTÃO MUNICIPAL, GARANTINDO, ACIMA DE TUDO, A GOVERNABILIDADE LOCAL EM PROL DA COLETIVIDADE SANTISTA. 

NO DIA EM QUE SANTOS FAZ 459 ANOS, RESTA A NÓS SANTISTAS NOS ORGULHARMOS DA CIDADE ONDE VIVEMOS. SOMOS BRASILEIROS PRIVILEGIADOS. SOMOS BRASILEIROS FELIZES. FELIZES POR SERMOS SANTISTAS.

PARABÉNS SANTOS!

PARABÉNS POVO SANTISTA!

E MUITO OBRIGADO

ANTONIO CARLOS  BANHA JOAQUIM