Patrulheiros do Camps e OAB recebem placa da Câmara

O esforço e a dedicação ao trabalho dos jovens Ana Cristina Rodrigues, Jefferson Louzada dos Santos e Vítor de Araújo Santos Silva, do Círculo do Menor Patrulheiro de Santos (CAMPS), e a importante parceria com essa instituição, promovida pela 2ª subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), oferecendo a oportunidade do primeiro emprego a adolescentes, foram reconhecidos pelo vereador Augusto Zago (PSDB), que na noite de 3 de dezembro outorgou placas em comemoração ao Dia do Patrulheiro, durante Sessão Solene realizada na Sala Princesa Isabel, da Câmara. A cerimônia foi presidida pelo vereador Adenmir Pestana (PT) e contou com a presença de Oswaldo Cruz Soares Ferreira, presidente do CAMPS, entre outras autoridades.

Compartilhe!

Curtir

           Destacando a presença feminina entre os homenageados, Zago – autor da homenagem, em 1996 - frisou que os jovens homenageados são exemplo de empenho e esforço pessoal, superando dificuldades por acreditarem que o futuro depende da construção do presente, em sólidas bases. “Já a OAB é uma das grandes colaboradoras no trabalho de formação da juventude e um paradigma de conduta para a sociedade, sinônimo de entidade onde mais está inserido o sentido de cidadania”, destacou, lembrando que nessa instituição os adolescentes recebem não apenas incumbências profissionais, mas sobretudo formação para serem pessoas de bem.

Dirigindo-se aos pais dos jovens, ele cumprimentou-os pelo apoio que deram aos filhos, reconhecendo o quanto devem ter se angustiado quanto ao seu futuro profissional, antes da oportunidade oferecida pelo Camps. “Ao Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Santos, meus votos de trabalho eterno, abrindo sempre caminhos para a nossa juventude”.

Vítor Santos da Silva agradeceu ao Camps pela oportunidade recebida e enalteceu a família e os amigos, dizendo que, sem o apoio deles, “não seria o que sou hoje”. Há mais de dois anos ele é funcionário da agência de navegação MSC. Jefferson dos Santos agradeceu à Fertimport, firma na qual trabalha há dois anos e oito meses, e à mãe, reconhecendo que, “se não fosse pelo esforço e dedicação dela, não estaria aqui hoje” . Para Ana Cristina, a confiança da diretoria da Servimet, firma de despachos onde atua há dois anos e quatro meses, e a colaboração e carinho que recebe de todos os funcionários foram decisivos para estimulá-la a crescer profissionalmente. “Além disso, se não fosse o apoio de meus pais, eu não seria nada”. .

Lembrando que há 20 anos a OAB-Santos mantém uma feliz parceria com o Camps, Rodrigo Figueiredo Lyra disse ser um orgulho acompanhar a evolução dos patrulheiros, muitos dos quais hoje são funcionários da 2ª subsecção ou abraçaram a advocacia como profissão. “Essa entidade ensina principalmente valores, como o dever da honestidade e da seriedade, enquanto a família dá a necessária educação e o norte para que os jovens possam alcançar seus sonhos. E garantiu: “Vocês irão muito mais longe do que esta homenagem”.

 

Saudação do Vereador Augusto Zago (PSDB) na Sessão Solene em comemoração ao Dia do Menor Patrulheiro de Santos

          Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santos, Vereador Odair Gonzalez; excelentíssimo Senhor Presidente do Círculo do Menor Patrulheiro de Santos – Camps, Dr. Oswaldo Cruz Soares Ferreira; 

          Excelentíssimo Senhor Presidente da 2ª Subsecção de Santos, da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra,  na pessoa de quem quero saudar todos os demais componentes da mesa;

         Excelentíssimas autoridades presentes, Patrulheiros e Patrulheiras que representam os jovens valores do Camps,

             Meus Senhores e Minhas Senhoras:

  

         Quando apresentei a proposta de homenagem anual aos Patrulheiros, transformada em Lei em 1996, a intenção era valorizar e reconhecer a dedicação dessas crianças ao trabalho e enaltecer o papel do empregador na manutenção do rumo traçado para esses jovens, visando garantir o seu futuro.

 

          Nesta terceira edição do evento, posso dizer que, sem sombra de dúvida, os objetivos foram amplamente alcançados. O Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro - Camps tem indicado os homenageados com sabedoria e discernimento e esta Câmara tem outorgado os prêmios com a certeza de estar contribuindo para a valorização de uma obra fundamental e inquestionavelmente importante, sobretudo por seu extraordinário alcance social.

 

          Estamos aqui reunidos para, mais uma vez, nominar e premiar os Menores Patrulheiros que se destacaram ao longo deste ano e reverenciar o empregador que tornou possível esse comportamento e contribuiu para a existência do Camps.

 

          Os Patrulheiros homenageados nesta noite são: Jefferson Louzada dos Santos, Ana Cristina Rodrigues e Vitor de Araújo Santos da Silva. São jovens que, como dissemos, se destacaram no trabalho, mostrando dedicação, honestidade, integridade e valor profissional. São jovens que, desta forma, começam a construir seu futuro e sinalizam para todos nós e para a sociedade o imenso valor que possuem hoje e que, com toda a certeza, irá emoldurar suas carreiras profissionais e suas atitudes como cidadãos e cidadãs no futuro.

 

          O empregador homenageado é a Ordem dos Advogados do Brasil2ª SubsecçãoSantos. Entidade das mais respeitadas em nosso País, pela luta constante em defesa da Democracia, das liberdades individuais e coletivas e pelos exemplos de conduta que tem dado à sociedade, a OAB é hoje sinônimo, principalmente, de entidade onde mais está inserido o princípio de cidadania.

 

          A Subsecção de Santos, tanto na gestão do atual presidente, Dr. Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, quanto nas anteriores, presididas pelo Dr. Norberto Moreira da Silva, tem primado por manter uma administração participativa e com inegáveis laços com a comunidade. São exemplos a Campanha Permanente “Doe um Agasalho” e a utilização criteriosa da mão-de-obra do Camps. Lá, os jovens, não recebem apenas incumbências de trabalho, mas igualmente orientação para se tornarem pessoas melhores e mais humanas.

 

          Possivelmente seja esta a última vez que tenho a honra e o enorme orgulho de participar desta cerimônia. A vontade popular e a força da lei não me reconduziram a um novo mandato.

          Sinto deixar este Legislativo — entre outras razões porque aqui se exercita o culto à Democracia e porque no sagrado ambiente desta Sala Princesa Isabel são permitidos atos de justiça, como este que hoje praticamos.

          Espero do fundo do meu coração — e aqui deixo o apelo nesse sentido aos demais Vereadores — que esta homenagem se repita anualmente, como tem sido feito desde o ano passado.

          Não pode haver nada mais prazeroso do que incentivar jovens e ajudá-los, pelo reconhecimento, a formar a personalidade e pavimentar a estrada da vida.

          Que outros venham e que outros sejam apontados por esta Câmara como exemplos para a comunidade. Que outras empresas a exemplo da OAB possam trilhar o mesmo caminho dando mais oportunidades aos jovens.

          Peço a Deus que os abençoe, Patrulheiros, e que os ilumine e guarde pelo resto de suas vidas. Transformem esta simples Medalha em mola propulsora de seu crescimento interior e, quando desanimados e angustiados, façam dela o foco de luz capaz de  sinalizar o caminho.

          Recebam todos, Patrulheiros e OAB, os meus sinceros parabéns.

          Muito obrigado

 

Vereador Augusto Zago (PSDB) 

Sanos, 3 de dezembro de 2004