Câmara comemora os 50 anos da Igreja São Judas Tadeu

Afirmando ter o privilégio de observar o trabalho diário de centenas de voluntários abnegados, que levam avante as atividades de 40 pastorais e iniciativas como a intermediação para adoção de bebês, a formação de quatro grupos de jovens e até a criação da ‘Butterfly’, uma danceteria para adolescentes, o monsenhor Francisco das Dores Leite recebeu, em nome da Paróquia São Judas Tadeu, Placa de Honra ao Mérito, outorgada na noite de 5 de novembro pela Câmara Municipal, em homenagem ao Jubileu de Ouro dessa instituição religiosa.

Compartilhe!

Curtir

        A propositura é de autoria do vereador José Antonio Marques Almeida (Jama - PDT), que em sua saudação oficial creditou a indicação a seu assessor Fernando Campos, cuja família integra aquela comunidade católica. A cerimônia foi presidida pela vereadora Suely Morgado (PT).    

          A verdadeira aclamação com a qual os paroquianos que lotaram a Sala Princesa Isabel receberam o padre Chiquinho (como é mais conhecido), ao adentrar no Plenário acompanhado pelos vereadores Jama e Geonísio Pereira de Aguiar, antecipou o clima de alegria e confraternização que marcou a solenidade. Para o vereador, prestar homenagem é uma incumbência gratificante, sobretudo em se tratando da Igreja São Judas Tadeu, perto da qual passou os melhores 20 anos de sua vida. “Nasci e vivi perto da igreja e era raro o dia em que não passava por ela. Acompanhei sua construção e a chegada do Padre Roque Murano, a quem tantas vezes fui pedir a bênção”. Foi nela, ainda, que Jama fez a primeira comunhão.

         Para o vereador, a imagem da igreja e do padre Chiquinho se confundem, tal as formas que o monsenhor, há 36 anos na São Judas Tadeu, encontra para convocar, motivar, agregar, ampliar e manter unida sua comunidade em nome da fé e da necessidade de trabalhar para o próximo. “Um trabalho incansável, agora voltado à construção de um centro de convivência que abrigará 160 crianças em regime de semi-internato”, frisou.

          Modesto, padre Chiquinho creditou o reconhecimento da São Judas Tadeu junto à comunidade católica da região ao trabalho de seus paroquianos, iniciado com as crianças abrigadas na Febem Álvaro Guião, que funcionava na Praia de Paranapuã, em São Vicente. “Os paroquianos traziam essas crianças para a igreja, entrosando-as com a nossa comunidade durante as manhãs de lazer. Logo, muitas crianças passaram a ficar os finais de semana em seus lares e acabaram sendo adotadas”.

          Em seguida, prosseguiu ele, a paróquia começou a intermediar a adoção de bebês, processo que já beneficiou quase 70 crianças, destacando dois casos dramáticos para demonstrar que o amor é capaz de tudo curar. O último movimento criado pela paróquia é a Pastoral da Terceira Idade, denominada Alegria de Viver, e frisou que ainda há muito a fazer: “Precisamos ir mais à frente e que Deus nos abençoe para não fazermos feio na frente dEle e nem diante de nós”.

O coral da Igreja São Judas Tadeu, que abriu a sessão solene entoando o Hino Nacional, sob a regência de Enilde dos Santos Viana, também tecladista, interpretou as músicas Venham ver como é o Jubileu na Paróquia São Judas Tadeu, de autoria do padre Chiquinho; Eu quero apenas, de Roberto Carlos, e Santos Poema.

 

Pronunciamento do vereador JAMA

Prestar homenagem é incumbência muito gratificante. Enaltecer qualidades produz um sentimento que engrandece a quem o faz. Por outro lado, as mesmas razões que provocam em nós esse sentimento, também atribuem-nos responsabilidades e preocupações, sobretudo a de que, nossas palavras possam não elevar a homenagem à altura do homenageado.

Homenagear na Câmara Municipal uma igreja é principalmente destacar seu trabalho em prol da comunidade. É para o político mais do que uma liturgia. Significa a oportunidade exteriorizar todas as suas convicções pessoais, que digam respeito à valorização da cidadania e seu exercício, as quais ele expõe publicamente como modelo para a sociedade, recorrendo a entidade homenageada.

Mas estamos falando de um ente espiritual. A igreja é o corpo de Cristo., que se reúne em todo lugar e no templo. É a igreja templo de Cristo que homenageamos., nas pessoas do seu sacerdote e do seu corpo.

Leia o pronunciamento na íntegra...