Medalha de Honra ao Mérito - Tenente Cirino

Mais de 100 pessoas estiveram presentes na noite do dia 27 de outubro, na solenidade de outorga da Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas ao tenente coronel Edinaldo Cirino dos Santos, da Polícia Militar. A homenagem, de iniciativa do vereador Benedito Furtado (PSB), foi realizada na Sala Princesa Isabel, na Câmara Municipal de Santos e contou com a participação da Banda da Polícia Militar.

Compartilhe!

Curtir

A sessão solene, presidida pelo vereador Geonísio Prereira de Aguiar (PMDB), reuniu as principais autoridades militares da Baixada Santista, além de representantes da Maçonaria, Sindicato dos Empregados na Administração Portuária e Codesp, além do deputado estadual Fausto Figueira e de familiares do homenageado.

         

Emocionado, o vereador Benedito Furtado iniciou seu discurso ressaltando a história de vida do homenageado. “Minha família, assim como a do tenente coronel, também veio do Nordeste tentar a vida em São Paulo. Edinaldo conseguiu vencer os obstáculos e as dificuldades impostas pela vida e hoje é um exemplo de profissional bem-sucedido”.

 

O tenente coronel atuou em diversas unidades da PM, nos postos de segundo-tenente a major, e exerceu as funções de comandante de pelotão de policiamento a pé, motorizado e de choque, de companhia de policiamento, chefe de seções de estado maior de batalhões, instrutor de cursos de formação de soldados e cabos.

 

Foi subcomandante e comandante interino nas unidades do 6º BPM/I Santos, 3º Batalhão de Polícia Ambiental Guarujá, 6º BPM/M São Bernardo do Campo, 17º BPM/M Mogi das Cruzes, 32º BPM/M Suzano, 29º BPM/I Mongaguá e 39º BPM/I São Vicente. O homenageado da noite também foi agraciado com a Medalha de Valor Militar, em prata, pelos mais de 20 anos de bons serviços, láurea de mérito pessoal em quarto grau, medalha do Centenário do 6º BPMI e a do cinquentenário do policiamento ambiental, além de ter sigo agraciado com o Diploma Amigo do 2º Batalhão de Caçadores, "Batalhão Martim Afonso", unidade onde prestou serviço militar, em 1976. O tenente coronel também participa de atividades sociais e benemerentes no âmbito civil, destacando-se o Grupo Espírita André Luiz e a Loja Irmãos e Amigos.

 

Saudação do Vereador Benedito Furtado (PSB) ao Tenente Coronel Edinaldo Cirino dos Santos

 

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores.

      A saga da família Cirino dos Santos, vinda do Nordeste para tentar vida melhor em São Paulo, é praticamente igual à de milhões de retirantes que, durante décadas, fizeram percursos semelhantes.
     Em 1951, seu Antônio Cirino dos Santos saiu de Carmópolis, Sergipe, onde deixou a mulher, Maura de Jesus Santos, e dois filhos: Edirani, 2 anos, e Everandi, de 1, para procurar emprego no mais rico Estado brasileiro. O patriarca escolheu Santos como destino e aqui chegou disposto a arranjar uma boa colocação.
      Seu Antônio se inscreveu na Companhia City de Santos, que explorava o serviço de bondes na cidade, e aguardou meses sem ser chamado.
Não agüentou viver longe da família e voltou para dona Maura e seus dois meninos. Em menos de um ano, porém, um comunicado mudou completamente suas vidas: a City convocou o sonhador sergipano para o cargo de ajudante geral.

Leia o pronunciamento na íntegra...