Início da Coluna Prestes, há 80 anos, é lembrado na Câmara

Os ideais de reforma da sociedade, que motivaram 1.500 homens a iniciar, em 28 de outubro de 1924, partindo de Santo Ângelo (RS), uma viagem de 25 mil quilômetros pelo interior do País, sensibilizando o povo para a necessidade de profundas reformas políticas e sociais, foram lembrados pela Câmara, que na noite do dia 26 de outubro realizou Sessão Solene ressaltando esse movimento popular, que passou para a história como Coluna Prestes.

Compartilhe!

Curtir

         A homenagem, presidida pelo vereador Ademir Pestana (PT), foi de autoria do vereador Fábio Alexandre de Araújo Nunes (PSB), que não pôde participar em função de licença médica até o dia 1º de novembro, sendo substituído pelo suplente Ricardo Luiz Lima Saraiva, o Big (PT), terceiro suplente da coligação PCB, PC do B, PSB, PSTU e PT.

         Maria do Carmo Ribeiro Prestes, viúva de Luiz Carlos Prestes, um dos mentores da Coluna, frisou que a luta pela redemocratização do Brasil teve início naquele movimento de 1924. “Prestes dedicou sua vida ao povo brasileiro, foi perseguido durante 60 anos, torturado e morreu, assim como muitos outros companheiros, durante governos ditatoriais, como o de Getúlio Vargas”. 

Maria do Carmo conheceu Prestes quando o Partido Comunista Brasileiro (PCB) entrou para a clandestinidade, atuou como seu segurança e foi sua segunda esposa, tendo com ele nove filhos. Um deles, Mariana Ribeiro Prestes, é diretora do Centro Cultural Luiz Carlos Prestes (Cenpre), organização não-governamental que promove, esta semana, uma série de atividades em comemoração à Coluna. A primeira esposa de Prestes foi Olga Benário, de cuja união nasceu Anita Leocádia.

         A Coluna Prestes desestabilizou a República Velha, sendo considerada o primeiro movimento preparatório para a Revolução de 1930. Prestes projetou seu nome nacionalmente e filiou-se ao PCB, do qual foi líder até o final o final de sua vida.

         Mariana Prestes vem trabalhando para resgatar a história de seu pai, recolhendo fotos, documentos e qualquer outro registro de sua atuação, assim como depoimentos, de forma a ampliar o acervo do Cenpre. Os interessados podem entrar em contato com o centro cultural pelo telefone (13) 3021-1061. 

 

Pronunciamento do Vereador Fábio Alexandre de Araújo Nunes (PSB),
representado pelo vereador Ricardo Luiz Lima Saraiva (PT) 

 

Coluna Prestes -  80 anos de marcha pela Democracia

 

                  Feliz iniciativa do Centro Cultural Luiz Carlos Prestes - CENPRE, no sentido de solicitar sessão solene à Câmara Municipal de Santos em homenagem aos 80 anos da Coluna Prestes. Marcha popular de 25 mil quilômetros Brasil adentro, deflagrada em busca de um novo modelo democrático para a Nação Brasileira, até então governada pelas oligarquias agrárias da Velha República.

 

                  O trabalho de preservação da memória de Luiz Carlos Prestes e de sua militância política merece aplausos e reconhecimento dos cidadãos santistas e de todo povo brasileiro, que endossamos e transcrevemos, para constar dos registros desta Casa da Democracia.

 

                  Aos 03 de Janeiro de 1898, em Porto Alegre, nascia Luiz Carlos Prestes, único filho homem, de Antônio Pereira Prestes, e Leocadia Felizardo Prestes.

 

Leia o pronunciamento na íntegra...