28/08/04 - Câmara outorga placa à Atmas em comemoração aos seus 25 anos

Os 25 anos de intensas e produtivas atividades da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas, Siderúrgicos, Metalúrgicos e de outras categorias, de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande e Litoral Paulista foram homenageados pelo Vereador Odair Gonzalez (PP), que na noite de 28 de agosto, outorgou, em nome da Câmara Municipal de Santos, Placa em comemoração ao Jubileu de Prata da entidade, completado no dia 5 de julho.

Compartilhe!

Curtir

A Sessão Solene, presidida pelo Vereador Geonísio Pereira de Aguiar (PMDB), 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara, foi realizada no Centro Social, Cultural, Recreativo e Esportivo, na Rua São Paulo n.º 47, inaugurado no dia 31 de julho. Odair lembrou que a Atmas nasceu do idealismo e determinação de 41 profissionais, que resolveram unir forças e conhecimentos na defesa dos interesses maiores de suas categorias. Nesse grupo pioneiro, estavam Moysés Routh, Antonio Gomes de Oliveira, José Pereira das Neves Filho, Nelson Gomes e Moacir de Oliveira.

“A associação conquistou diversos benefícios para aposentados e pensionistas, como as vitoriosas campanhas que derrubaram a Lei 910, responsável pelo desconto de 3% dos proventos dessa parcela da população, e para a reposição dos 147% subtraídos dos inativos no Governo Collor”. Esse fato, prosseguiu o vereador, serviu como ponto de referência junto a entidades co-irmãs de todo o País, na conquista desse direito.

Além disso, a Atmas também participou de forma bastante ativa da conquista do retorno do pagamento de benefícios previdenciários do 1º ao 5º dia útil, bem como do reajuste anual igual para todos, implementado em 1º de maio, e foi a pioneira em ações judiciárias junto ao Juizado Especial Federal Previdenciário em São Paulo, cuja instalação foi ardorosamente defendida pela associação. Além disso, ela lutou pela reativação dos conselhos estadual e municipal da Previdência Social, assim como o estabelecimento de faixas e proporcionalidade no período de 1979 a 1984. A entidade também se faz representar, com seus delegados, nos conselhos municipais de Saúde, da Habitação e do Idoso.

Odair destacou ainda o dinamismo da diretoria presidida há três gestões, desde 1994, por Antonio Carlos Domingues da Costa, que tem Nilton Oliveira como secretário geral; Nívio de Oliveira,  secretário geral adjunto;  Adelino Jordão de Farias, diretor Administrativo, Finanças e Patrimônio; José da Costa Feituria, diretor Administrativo, Finanças e Patrimônio Adjunto, e Renato da Silva como diretor Assistencial e Previdenciário.

O deputado federal Arnaldo Faria de Sá também prestou homenagem à Atmas. O grupo Ribeiro’s Vocal e Harmonia responsabilizou-se pela parte musical, interpretando Canção da América, de Milton Nascimento, e Fascinação. A cerimônia foi encerrada com uma queima de fogos no pátio do Centro Social, seguindo-se coquetel de confraternização.