25/08/04 - Discurso ZAGO Universitas

Compartilhe!

Curtir

Discurso ZAGO Universitas
Placa comemorativa, 25 anos de fundação.


Excelentíssimo Presidente da Mesa da Câmara Municipal de Santos,
Vereador Odair Gonzalez;
Excelentíssimos fundadores do Colégio Universitas,
Professores Carlos Henrique Ramalho,
Elias Silvestri,
Laércio José Gerbi,
Olímpio Rudinim Vissoto Leite,
Regina Célia Rodrigues Souza
e Vincenzo Bongiovanni;
Excelentíssima Diretora do Colégio Universitas,
Professora Ana Célia Tosi Ciola Mazzetto;
Excelentíssimos professores, funcionários,
alunos e ex-alunos do Universitas;
Excelentíssimos colegas vereadores,
demais autoridades presentes,
Senhoras e Senhores:

Estamos aqui, esta tarde, para homenagear o Colégio Universitas.

O Universitas nasceu no dia 13 de maio de 1979.

Num 13 de maio, dia em que no Brasil se comemora a libertação dos escravos.
O Universitas nasceu da união de dezesseis professores  insatisfeitos com a prática de ensino das escolas da época, autênticos idealistas que ousavam acreditar na liberdade de fazer acontecer algo novo, em plena vigência do regime militar, quando todos tinham que agir segundo o modelo aceito pela ditadura.

E aqueles professores, dos quais doze permanecem à frente do Colégio Universitas, corajosamente romperam com as práticas tradicionais.
A proposta era  fazer um colégio diferente, inovador.

E o compromisso com a liberdade foi a essência dessa diferença.

Liberdade de ensinar com informação do saber oficial e, ao mesmo tempo,
liberdade de ensinar com a preocupação de formar amplamente para o exercício da cidadania.

Que se traduz simplesmente como liberdade de ensinar.

E liberdade de aprender unindo a produção criativa ao conhecimento científico e aos avanços tecnológicos, vivenciando o dia-a-dia e as expectativas de um futuro melhor e liberdade para a prática da crítica e da disposição do jovem de trilhar os seus próprios caminhos.

Que se traduz simplesmente como liberdade de aprender.

Um colégio onde o prazer de ensinar pudesse ser praticado junto com o prazer de aprender.

E onde a liberdade de expressão impulsionasse, como poderoso motor, o gosto pelo conhecimento e o desejo de educação continuada, desaguando nas melhores universidades do País.

Assim, de um verdadeiro grito de liberdade, nasceu o Universitas.

E deu certo. A proposta tornou-se um sucesso educacional.

O colégio cresceu, obteve o respeito dos educadores e de toda a sociedade santista ao longo destes 25 anos, sempre estimulando a consciência política e a ação social, cultivando a afetividade entre professores e alunos e conquistando um sentimento de participação que mantém alunos e ex-alunos em sintonia com a cidade, com o país e com o mundo.

Mais de três mil alunos se formaram no Universitas.

E é muito significativo ouvir, por exemplo, o professor Vincenzo comemorar as conquistas profissionais de engenheiros formados na Póli, no Ita, referindo-se a eles como “o Marquinhos”, “o Pedrinho”, “o Fernandinho”...

É com indisfarçável orgulho e genuíno amor de pais que os professores do Universitas olham para os cidadãos que ajudaram a formar , compartilhando as alegrias, fruto de um trabalho educacional onde a qualidade humana continua falando mais alto.

E neste momento em que a liberdade de expressão da imprensa brasileira vem sendo torpedeada, ameaçada de transformar-se em coisa sem valor, à mercê dos inescrupulosos no poder compreende-se, em toda a sua plenitude,
a importância de um colégio santista onde a defesa da liberdade representa a base sólida do desenvolvimento do talento, da capacidade do exercício de escolhas próprias e do preparo intelectual dos jovens para a vida em sociedade.

Estes 25 anos do Colégio Universitas são um exemplo claro dos valores a serem cultivados pela vida afora, desejáveis para os nossos filhos e para as novas gerações de cidadãos santistas.

A comemoração desta tarde se faz com justa alegria, numa demonstração de que a liberdade de imaginar, pensar, conhecer, criar, se expressar, contagiar e levar à diante um sonho até transformá-lo na mais gratificante realidade 
há de sempre encontrar, no Colégio Universitas, homens e mulheres luminados, professores, amigos, companheiros na procura do saber,
dispostos a darem o melhor de si mesmos para o desenvolvimento integral da educação que leva os jovens à descoberta e ao domínio de suas potencialidades humanas pois, ao sermos concebidos, a junção das partes que constituem o embrião faz em cada um de nós a possibilidade de “vir a ser” no contexto do mundo: somos únicos e insubstituíveis no projeto de Deus.

Ajudar na tradução da possibilidade para a realidade -  levando da potência para o ato - é um processo educativo que o Universitas assumiu para valer. 
É desse modo que se constrói a humanidade.      

Muito obrigado. 
       
AUGUSTO ZAGO
Vereador-Líder da Bancada do PSDB