23/06/04 - Pronunciamento na íntegra

Pronunciamento da Vereadora Suely Morgado na Sessão Solene em Homenagem aos 10 anos de Fundação do Núcleo de Apoio à Terceira Idade.

Curtir

O Núcleo Comunitário de Apoio à Terceira Idade da Baixada Santista surgiu da união de duas mulheres interessadas em formar um grupo que se preocupasse com a defesa dos direitos dos idosos.

A advogada Dolores de Mello Vassão e a jornalista Helle Alves já se conheciam alguns anos, pois tinham sido colegas de trabalho na Assembléia Legislativa e, ao se reencontrarem no início da década de 90, logo a conversa girou em torno da necessidade de um movimento que desse respaldo às reivindicações daquela faixa etária.

Dolores e Helle decidiram pedir o apoio do professor Cláudio José dos Santos, então coordenador da Universidade Aberta da Terceira Idade, da Universidade Católica de Santos, que, entusiasmado com a idéia, indicou uma de suas alunas, Ana Amélia Gomes Nogueira, para ajudá-las na criação do Núcleo.

A sessão solene de fundação foi realizada no dia 11 de maio de 1994, às 20 horas, no salão nobre do Sindicato do Comércio Varejista, com a presença do então vice-prefeito Carlos Lamberti, que representava o prefeito David Capistrano Filho, que se encontrava viajando.

A primeira diretoria foi formada com Helle Alves, na presidência e Dolores Vassão, no cargo de vice-presidente.

Já em sua primeira reunião,  os componentes do Núcleo montaram grupos de plantão para atendimento ao público, no Orquidário Municipal. Ao mesmo tempo, passaram a colher assinaturas para um documento reivindicando ao então presidente Itamar Franco, que aplicasse a Lei do Idoso.

Outra atividade desenvolvida nos primórdios do Núcleo  foi uma campanha de Educação Ambiental voltada para a coleta do lixo limpo. Com essa finalidade, foram visitadas 8.400 residências, hospitais e escolas, trabalho que resultou no aumento significativo do volume de lixo reciclável.

Outras lutas importantes foram a mobilização para a redução em 50% no preço dos ingressos em casas de espetáculos e a redução do IPTU aos idosos inquilinos, sem outra propriedade.

A participação do Núcleo de Apoio à Terceira Idade na 1ª Conferência Municipal do Idoso, em 1997, foi fundamental para a criação do Conselho Municipal do Idoso, organismo do qual o Núcleo faz parte como representante da sociedade civil.

Foi o Núcleo de Apoio à Terceira Idade que trouxe a Santos a proposta do curso de promotores legais populares, destinado à capacitação de mulheres líderes comunitárias.

Tendo à frente a saudosa Maria Lúcia de Oliveira, o Núcleo atuou no sentido de serem criadas repúblicas para idosos. No 4º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública, a entidade propôs ao Congresso Nacional que fosse aprovada lei dando atendimento preferencial aos idosos carentes nas petições judiciais.

A votação e aprovação do Estatuto do Idoso no Congresso Nacional foi outra ação que os membros do Núcleo de Apoio à Terceira Idade se empenharam bastante para conquistar, encaminhando seguidos ofícios aos parlamentares e representantes do governo federal.

O Núcleo de Apoio à Terceira Idade completa dez anos de atividade e hoje é uma das organizações de referência dos idosos em toda a região. Com assento no Conselho Municipal do Idoso e reconhecido como órgão de utilidade pública, nos âmbitos federal e municipal, o Núcleo recebe justa homenagem desta Câmara Municipal pelos relevantes serviços prestados ao município.

Santos tem o privilégio de contar com 15% de sua população maior de 60 anos.

Com este segmento da população a cidade ganha em experiência de vida. Contribuição em sabedoria para que os destinos da cidade contem com o conhecimento acumulado desta geração que une experiência, sensibilidade e disponibilidade para nos ensinar a viver com qualidade.

Nesta homenagem os nossos respeitos e o nosso carinho ao Núcleo de Apoio a terceira Idade e que a organização dos idosos seja doravante o sustentáculo para a plena implementação do Estatuto do Idoso, lei que garantirá a melhoria da qualidade de vida em nosso país.