18/08/04 - Pronunciamento da vereadora Suely

Compartilhe!

Curtir

PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA SUELY MORGADO NA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 40 ANOS DE TRABALHO SOCIAL DO SESC EM FAVOR DOS IDOSOS.

 

Sr. Presidente, sras. e srs, autoridades presentes

 

        O Sesc é uma instituição que presta serviços à comunidade nas mais diversas áreas. Se pensarmos em cultura, poderemos citar as palestras, as oficinas, as apresentações musicais, os espetáculos de dança e de teatro, festivais, exibições de vídeo e uma infinidade de eventos voltados a apoiar a manifestação artística e cultural não só dos grandes nomes da Cultura, como também dos novos talentos.

        No esporte, o Sesc também se sobressai, tendo como filosofia não a competição, mas o bem-estar físico, a vida saudável e a confraternização, desenvolvendo atividades de natação, ginástica, artes marciais, ioga e muitas outras.

        Bem mais do que centros de recreação, as unidades do Sesc desenvolvem ações voltadas para a cidadania, muitas vezes preenchendo lacunas deixadas pela omissão do Poder Público. O envolvimento do Sesc com movimentos comunitários é outra característica a ser ressaltada. Nesse sentido, como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania desta Câmara já tive a oportunidade de contar com a parceria do Sesc em várias iniciativas. Destacaria, entre elas, a I e a II Conferências de Direitos Humanos, realizadas em 2001 e 2003, nas dependências do Sesc Aparecida, que reuniram centenas de pessoas, irmanadas com o objetivo de combater o preconceito e defender os direitos dos segmentos mais marginalizados da sociedade.

        Pude, ainda, lutar lado a lado com o Sesc em uma questão de extrema importância para o Brasil: a questão da fome. O Comitê de Combate à Fome, proposto por esta vereadora, teve a pronta adesão da entidade, que já realiza há muitos anos, um meritório trabalho nessa área, o Mesa Santos, que é referência para outras experiências do gênero em todo o Brasil.

        Por sua vez, como vereadora envolvida com as questões da cidadania e da ética na política, abracei com entusiasmo a proposta do Fórum da Cidadania, que nasceu no Sesc e tem como coordenador, o sociólogo Célio Nori, gerente adjunto do Sesc. Em pouco tempo, o Fórum consolidou-se e, entre outras frentes, procura combater a corrupção eleitoral com a criação do comitê 9840, numa ação que merece todo o nosso respaldo para que tenhamos uma sociedade democrática em toda a sua plenitude.     

        Mas, das múltiplas atividades desenvolvidas pelo Sesc, creio que o trabalho social voltado para a Terceira Idade é uma espécie de “menina dos olhos” da instituição. Em Santos, cidade com grande população de idosos, o Sesc Aparecida tornou-se a principal referência para esse segmento.

        O Sesc completou 40 anos de atividades direcionadas para os idosos, tendo iniciado no Sesc Carmo, no centro velho da capital. A partir daí, os programas dedicados a essa faixa etária multiplicaram-se e expandiram-se, estendendo-se para outras unidades no Brasil inteiro. São ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, sendo oferecidos cursos, campanhas, excursões, passeios, bailes, jogos de salão, palestras, além de inúmeras atividades artísticas e culturais e de aprimoramento físico.

        O Sesc/SP conta hoje com uma Gerência específica para a Terceira Idade, que tem a responsabilidade de coordenar e assessorar todas as ações e programas promovidos no estado de São Paulo. Possui também um programa denominado Sesc-Gerações, que procura fazer a aproximação das diversas faixas etárias, com a finalidade de estimular a solidariedade entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.

        A unidade de Santos é hoje uma das mais importantes no atendimento à Terceira Idade, possuindo o impressionante número de 20 mil pessoas com mais de 60 anos cadastradas. O trabalho social com idosos teve início em 1974, ainda na antiga sede da avenida Conselheiro Nébias.

        Em 1986, com a inauguração do complexo do bairro Aparecida, o Sesc pode melhorar e ampliar o atendimento à Terceira Idade. Como moradora do bairro há quase trinta anos, pude presenciar a positiva transformação ocorrida a partir da vinda do Sesc, que valorizou e engrandeceu  toda aquela área.

        Sei do carinho que os idosos têm para com o Sesc, porque realizo há quatro anos encontros mensais nesta Câmara, dentro do programa chamado ”Qualidade de Vida para um Envelhecimento Saudável”. O coral do Sesc já se apresentou várias vezes nesses encontros e muitos dos idosos que participam regularmente falam com gratidão e orgulho do Sesc, como se lá fosse uma extensão de sua casa, de sua família. Todos me confidenciam também a atenção e a sensibilidade do sr. Marco Antonio Porto, responsável pelos programas e eventos dos idosos.  Como sempre, o Sesc está na vanguarda e é motivo de muita satisfação o projeto de inclusão digital, no qual os homens e mulheres de cabelos brancos perdem o receio de mexer nos computadores e na Internet e se familiarizam com as novas tecnologias.

        Já tive a honra de homenagear o Sesc neste mandato, com a entrega da medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas. Por tudo o que o Sesc representa, trata-se de uma organização modelar, administrada por uma equipe de profissionais de alta capacidade técnica, capitaneada pelo sr. Antonio Porto Pires.  E, mais do que profissionalismo, essa equipe demonstra grande compromisso com a cidade. Por isso, é com prazer que presto, em nome desta Câmara Municipal e de toda a população santista, esta singela homenagem ao trabalho social do Sesc em favor dos idosos.

Muito obrigada.

 

                                                Vereadora Suely Morgado

                                                Em 18 de agosto de 2004