Câmara homenageia o Sesc pelos 40 anos de trabalho com idosos

“Nascer é uma possibilidade, viver é um risco, envelhecer é um privilégio”. A citação, feita por Aldo Lopes, que integra o Coral da Terceira Idade do Sesc desde que foi formado, há seis anos, sintetiza a homenagem prestada no dia 18 de agosto pela Câmara Municipal de Santos pelos 40 anos de atividades dessa entidade junto à população com mais de 60 anos, em cumprimento a propositura de autoria da Vereadora Suely Morgado (PT)

Compartilhe!

Curtir

A Sessão Solene, presidida pela Vereador Benedito Furtado (PSB), contou com a presença da deputada federal Mariângela Duarte e da deputada estadual Maria Lúcia Prandi, além de autoridades civis e militares.

          

A projeção de um filme, destacando a política pioneira de atendimento à terceira idade promovida pelo Sesc abriu a programação da noite, na Sala Princesa Isabel. O documentário destacou a ampliação, para todo o Brasil, do movimento de atenção à população idosa, criado em 1963 em uma unidade do serviço social, na Capital, que hoje se estende a 188 centros de atividades existentes no País, com 150 mil pessoas cadastradas. Esse trabalho se alastrou para outras instituições e mobilizou a sociedade, resultando na Política Nacional do Idoso e no Estatuto do Idoso, leis assinadas, respectivamente, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo atual mandatário, Luiz Ignácio Lula da Silva.

 

Para Suely Morgado, o Sesc é uma verdadeira referência para Santos e frisou que, entre todas as atividades que desenvolve, considera de mais relevante o programa voltado à terceira idade, que conta com 20 mil pessoas cadastradas. “O Sesc sempre se diz presente quando se fala em cidadania. Tanto que o programa Mesa Santos, que recolhe alimentos em feiras e estabelecimentos comerciais para instituições assistenciais, hoje se chama Mesa Brasil”, lembrou.

 

O diretor regional do Sesc, em exercício, Luiz Galina, ressaltou o fenômeno mundial do envelhecimento da população, fato que exige uma nova postura das autoridades e da própria população. “Nove por cento da população mundial, ou seja, 600 milhões de pessoas, têm mais de 60 anos. O Brasil terá, em 2020, 14 milhões de cidadãos acima dessa idade e será o 6º país no mundo em número de idosos”.

 

A solenidade contou com a participação do Coral da Terceira Idade, do Sesc, sob a regência da maestrina Sandra Moço, que interpretou Tudo o que se quer, do musical ‘O Fantasma da Ópera’; Epitáfio, do conjunto Titãs; Garota de Ipanema, de Tom Jobim, e Dancing Day’s, música popularizada pelo grupo As Frenéticas, já desfeito.

 

PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA SUELY MORGADO

 

Sr. Presidente, sras. e srs, autoridades presentes

 

        O Sesc é uma instituição que presta serviços à comunidade nas mais diversas áreas. Se pensarmos em cultura, poderemos citar as palestras, as oficinas, as apresentações musicais, os espetáculos de dança e de teatro, festivais, exibições de vídeo e uma infinidade de eventos voltados a apoiar a manifestação artística e cultural não só dos grandes nomes da Cultura, como também dos novos talentos.

        No esporte, o Sesc também se sobressai, tendo como filosofia não a competição, mas o bem-estar físico, a vida saudável e a confraternização, desenvolvendo atividades de natação, ginástica, artes marciais, ioga e muitas outras.

 

PRONUNCIAMENTO NA ÍNTEGRA...

 

Agradecimento do Sr. Luiz Galina, diretor regional em exercício 

            É uma grande satisfação e uma grande honra ter a oportunidade de manifestar-me nesta Casa.

Oportunidade da qual faço uso para expressar os mais vivos agradecimentos do SESC pela homenagem que ora recebe, suscitada por quarenta anos de trabalho social em favor da terceira idade.

Esses agradecimentos, eu os dirijo ao excelentíssimo presidente da Câmara Municipal de Santos, senhor Odair Gonzalez, à ilustre vereadora senhora Suely Morgado, propositora desta homenagem, e a todos os partidos aqui representados.

Como bem sabem, este preito constitui vigoroso incentivo ao esforço realizado pelo SESC, em todo Estado de São Paulo, no sentido de contribuir para a melhoria das condições de existência dos trabalhadores que atuam nas áreas do comércio e serviços, assim como de seus familiares.

Agradecimento do Sr. Luiz Galina na íntegra...