Emoção domina homenagem a Paulo Murat Filho

A ovação com a qual o terapeuta ocupacional Paulo Affonso Galati Murat Filho foi recebido ao entrar na Sala Princesa Isabel já anunciava a profunda emoção que dominaria a Sessão Solene na qual a Câmara outorgou-lhe, na noite do dia 17 de agosto, placa pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Compartilhe!

Curtir

Os convidados lotaram o plenário e as galerias e, assim como as autoridades que integraram a Mesa, receberam o homenageado em pé, com prolongadas palmas.

O Vereador Geonísio Pereira de Aguiar (Boquinha), autor da propositura em homenagem ao terapeuta ocupacional, frisou que a história profissional de Paulo Murat se confunde com a da Emee Maria Carmelita Proost Villaça, tendo em vista a dedicação e o amor que ele sempre dedicou àquelas crianças e jovens.

 

 “Além disso, Paulo Murat sempre se mostrou preocupado em se aprimorar para melhor tratar seus educandos”. E lembrou que, “trabalho como o desse servidor municipal deveria ser reverenciado diariamente”, assim como o seu exemplo de amor à vida e de superação das dificuldades, como a meningite que o acometeu em 1996, deixando a seus alunos, colegas, familiares e amigos bastante preocupados. “A homenagem que esta Casa hoje lhe faz é pequena frente às grandes vitórias e avanços que ele conseguiu com seu trabalho junto às crianças”.

Brincando com a emoção que o dominou durante toda a saudação do vereador – “vamos ver se a voz vai sair”-, Paulo Murat disse não ter “assimilado o motivo desta homenagem” e afirmou que, se pudesse, daria “um pedacinho da placa” a todos os que contribuíram para a sua formação profissional e pessoal. “Tenho uma relação visceral com a escola Carmelita”, comentou, relembrando fatos de sua trajetória junto às crianças portadoras de necessidades especiais.

O Coral Som Maior, integrado por alunos da emee, homenageou o terapeuta ocupacional, interpretando as músicas Borboleta, do folclore nordestino; Coração Bobo, de Alceu Valença, e Minha Canção, de Chico Buarque. Paulo Murat ainda recebeu lembranças e cartões especialmente escritos pelos alunos. 

A cerimônia foi presidida pela Vereadora Suely Morgado (PT) e a mesa das autoridades foi composta pela secretária de Educação, Jossélia Fontoura; pela coordenadora de Unidades Especializadas da Secretaria Municipal de Saúde, Rita de Cássia Frutuoso Lobo, representando o secretário Tomas Soderberg; secretário de Assuntos Jurídicos, Walter Theodósio, representando o prefeito Beto Mansur, e por Valéria Gomes Pinto, representando os professores da Emee Maria Carmelita Proost Villaça.


Discurso do Vereador Geonísio

Nascido em  Santos, em 29 de Dezembro de 1957, filho de Paulo Affonso Galati Murat e de Dayse Freitas Murat, Paulo Affonso Galati Murat Filho estudou no Colégio do Carmo e no Instituto de Educação Canadá. Cursou terapia ocupacional na Universidade Metodista de Piracicaba.


Começou sua carreira, no Centro de Reabilitação de Piracicaba, onde ocupou a Chefia do Setor de Terapia Ocupacional e das Oficinas de trabalho abrigado até o ano de 1981, quando retornou a  nossa cidade .


Aqui em Santos lecionou Fundamentos e Orientação Profissional na Faculdade de Pedagogia com ênfase em Educação Especial, da Fundação Lusíada.


A vida do nosso homenageado se confunde com a própria história da Escola Municipal de Educação Especial Maria Carmelita Proost Villaça, pois se tem alguém que se dedicou e dedica -se  de corpo e alma as crianças, que estudam naquela Unidade Educacional, é o terapeuta  ocupacional Paulo Galati Murat Filho, mais conhecido por todos como Paulo.

 

Discurso na íntegra...

Discuros de Agradecimento de Paulo Affonso Galati Murat Filho

Excelentíssimo Senhor Vereador Geonísio Pereira de Aguiar, a quem devo gratidão eterna pela indicação de meu nome para o recebimento desta distinção.

 

Meus amigos e minhas amigas, meus alunos e alunas:

 

Primeiramente, gostaria de agradecer a presença de todos vocês, nesta noite.

 

Sinceramente, não pensei que encontraria tamanha dificuldade para preparar um discurso de agradecimento.

Talvez porque ainda não tenha assimilado direito o motivo de tamanha honraria.

 

Impossível não cair no lugar comum e dizer do quanto me sinto feliz e realizado por estar sendo homenageado com a Placa de Honra ao Mérito. Óbvio que meu ego está superinflado...E a sensação é muito boa...

 

Agradecimento na íntegra...