17/08/04 - Discuros de Agradecimento

Compartilhe!

Curtir

Excelentíssimo (a) ...(cumprimentos às autoridades presentes)

 

Excelentíssimo Senhor Vereador Geonísio Pereira de Aguiar, a quem devo gratidão eterna pela indicação de meu nome para o recebimento desta distinção.

 

Meus amigos e minhas amigas, meus alunos e alunas:

 

Primeiramente, gostaria de agradecer a presença de todos vocês, nesta noite.

 

Sinceramente, não pensei que encontraria tamanha dificuldade para preparar um discurso de agradecimento.

Talvez porque ainda não tenha assimilado direito o motivo de tamanha honraria.

 

Impossível não cair no lugar comum e dizer do quanto me sinto feliz e realizado por estar sendo homenageado com a Placa de Honra ao Mérito. Óbvio que meu ego está superinflado...E a sensação é muito boa...

 

No entanto, por uma questão de consciência, me sinto na obrigação de dividir esta homenagem com todos vocês e se pudesse, acreditem, daria à cada um de vocês um pedacinho desta placa, como agradecimento pelo fato de terem contribuído em minha formação como profissional e como pessoa.

 

Não pretendo me alongar muito em minha fala, mas gostaria de dividir com vocês o imenso sentimento de gratidão que me invade.

 

Construir esta trajetória profissional de 25 anos dedicados à Terapia Ocupacional, 23 dos quais exercidos dentro Escola de Educação Especial Profª Maria Carmelita Proost Villaça tem sido um grande desafio, e,  ao mesmo tempo, um exercício extremamente prazeroso.

 

Mas antes de falar de minha relação com a Escola de Educação Especial, gostaria de retroceder um pouco no tempo e contar a vocês o que me levou a optar por prosseguir em minha profissão.

 

Ainda cursava a Faculdade de Terapia Ocupacional, em Piracicaba, quando, em um dos fins de semana em que retornava para casa, atendendo a insistentes pedidos, resolvi trazer um amigo . Seu nome é César.

Conheci César quando fui morar perto de sua casa. Portador de uma dificuldade motora bastante significativa, fruto de uma paralisia cerebral que havia comprometido toda sua movimentação voluntária,  parecia contrariar as leis da gravidade, ao andar pelas ladeiras da cidade.

 

De um bom humor contagiante, não saía da república aonde eu morava, junto com outros quatro grandes amigos. E nada parecia abalar aquela figura, pronto para participar de qualquer maluquice que resolvêssemos fazer.

 

Pois bem, em nossa viagem para Santos, ainda no ônibus, César, falando sério como eu nunca vira, quase como uma confissão, me contou alguns de seus desejos. Dentre eles, por óbvio, a vontade de ter uma namorada, uma pessoa capaz de entende-lo e com ele partilhar a vida. Até aí, eu entendia sua aflição, própria de todo ser humano.

 

No entanto, o fato que mais me marcou e que trago como inspiração constante, foi quando ele me perguntou se eu era capaz de adivinhar o que ele mais desejava poder fazer na vida. Diante de minha negativa, disparou: “ Pois eu gostaria mesmo é de poder tocar piano, uma música inteira, não simplesmente notas isoladas. Tocar como um pianista”.

 

Aquilo foi como um soco em minha cabeça. Podia ter imaginado qualquer coisa, mas não algo tão simples e ao mesmo tempo de tamanha  complexidade, frente ao quadro motor de César.

 

Nunca me senti tão pequeno...

 

Ao chegarmos em São Paulo, tínhamos que pegar o trem do metrô e para lá chegar, teríamos que descer uma escada rolante. Dá pra imaginar a cena... Resumo, César teve que descer carregado, tendo bloqueado todo o fluxo de pessoas. E ria...

 

Corremos para pegar o trem e eis que a porta se fecha. Olho para trás e lá estava César, preso por sua mochila, rindo a não poder mais e um monte de gente em volta, todos preocupados.

 

Já em casa, no dia seguinte, sol, praia e... esqueci o César. A figura ficou torrada... Minha mãe ficou apavorada. Vocês pensam que o cara estava preocupado? Queria era mais...

 

Foi com ele que aprendi a valorizar as pequenas coisas da vida e a encarar as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência como pessoas, em primeiro lugar.

 

E é assim que entendo meu caminhar profissional.

 

Embora tenha minha formação profissional ligada à área da Saúde, foi na Educação que encontrei um verdadeiro sentido para o fazer terapêutico. Hoje, com certeza, sinto-me muito mais um educador do que um profissional da saúde.

 

E foi convivendo ao longo de todos estes anos com grandes educadores que aprendi muito do que sei hoje e, principalmente, aprendi a entender estas criaturas tão especiais que são os “meus alunos”, razão de toda minha dedicação como profissional.

 

E aqui peço licença para um breve parênteses: tenho a imensa honra de poder ter iniciado minha caminhada profissional dentro da Escola de Educação Especial Professora Maria Carmelita Proost Villaça, com a qual mantenho, até hoje, relação visceral.

 

Foi ali, recém formado e inseguro, que dei meus primeiros passos na profissão, sempre amparado e dirigido por grandes mestras, das quais sinto imensa saudade. Hoje, por vezes, quando frente a alguma dificuldade, busco inspiração no agir destas pessoas, que marcaram de forma definitiva minha alma.

 

À todos, diretoras, supervisoras,  assistentes, coordenadoras, orientadoras, professoras e professores, médicos, dentistas, psicólogas e demais funcionários com os quais convivi e convivo, sem distinção, meu mais profundo agradecimento pelo carinho, atenção e respeito que sempre me dedicaram. Te-los como companheiras e companheiros de jornada, torna meu trabalho excepcionalmente melhor e mais fácil.  Espero sempre poder estar a altura de vocês e continuar merecendo a sua confiança.

 

Neste momento também, me vem à memória a lembrança daqueles que não mais estão entre nós e com os quais muito aprendi. Infelizmente não posso mais agradecer por tudo o que me ensinaram, mas tenho a certeza de que de onde estiverem estarão olhando por nós e nos guiando por caminhos seguros.

 

Aos meus alunos e amigos, um agradecimento especial. Muito obrigado pela paciência que vocês têm comigo. Muito obrigado por me ouvirem. Muito, mas muito obrigado mesmo por vocês me darem a oportunidade de participar de vida de vocês.

 

 Vê-los crescer, aprender, transformar-se, alcançando níveis aceitáveis de autonomia e independência, sabe-los passíveis de resolver questões do dia a dia, com segurança, é a melhor recompensa que poderia almejar.

 

Vê-los retornar para nos visitar, trazendo notícias sobre suas vidas, nos enche de orgulho por termos a certeza de termos feito um bom trabalho e que valeu a pena todo o nosso esforço.

 

Aos seus pais, muito obrigado pela confiança depositada em nosso trabalho. Tenham a certeza de que todo o nosso saber e todos os nossos esforços são no sentido de proporcionar à seus filhos o melhor em termos de educação e formação. Acreditamos no que fazemos e temos a plena consciência do muito que ainda há por fazer. Para tanto, é fundamental que estejamos juntos nesta caminhada.

 

Aos meus pais e meus irmãos: esta homenagem também é para vocês. Nada em minha vida seria possível se não tivesse recebido de vocês todo o carinho, o amor, e a amizade, além da presença sempre marcante. São com certeza meu porto seguro.

 

À minha esposa, grande amor de minha vida, companheira inseparável e insuperável, mãe zelosa, amiga de todas as horas, guerreira corajosa,  o meu mais profundo agradecimento. Gostaria de poder um dia ser capaz de retribuir todo o carinho e amor que você tem  dedicado a mim e a nosso filho. Te amo muito.

 

Ao meu filho, meu maior tesouro: só posso dizer que te amo demais e que te-lo como filho é o maior presente que qualquer pessoa poderia desejar. Muito obrigado por todo apoio que você me dá e por compreender tão bem meu trabalho. Sinto muito orgulho de você.

 

Por fim, gostaria de agradecer a Deus pela graça de ter-me concedido a oportunidade de conquistar tantos amigos ao longo da vida. Amigos que contribuíram e contribuem para que eu seja o que eu sou e com os quais aprendo constantemente e para os quais espero estar permanentemente pronto.

 

E hoje, especificamente, gostaria de agradecer a um amigo há pouco conquistado: a você Boquinha, do fundo de meu coração,  meu mais profundo agradecimento.

 

Por mais que eu pudesse transformar em palavras tudo que sinto em relação a você, estaria sendo pouco para poder externar toda minha gratidão. Deus lhe pague e ilumine seu caminho, para que você possa atingir todos os seus objetivos e transformar seus ideais de uma sociedade mais justa e fraterna em realidade.

 

Muito obrigado.