11/08/024 - Sessão Solene marca a passagem do Dia do Advogado, na Câmara

Um panorama histórico do Direito no País, destacando Santos como uma cidade privilegiada por ser o berço dos irmãos Andradas, do poeta Vicente de Carvalho, bacharéu aos 20 anos, e de Visconde de São Leopoldo, sob cuja inspiração foram criados os cursos jurídicos no País, pautou a saudação proferida na noite do dia 11 de agosto pelo conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Compartilhe!

Curtir

Mauro Lúcio Alonso Carneiro, durante Sessão Solene promovida pela Câmara em homenagem ao Dia do Advogado.

 

A homenagem à data foi instituída por lei de autoria do vereador Odair Gonzalez (PP), presidente do Legislativo e coordenador dos trabalhos da noite, que entregou ao orador oficial a Medalha Brás Cubas.

 

Alonso Carneiro lembrou a recente grave envolvendo os funcionários do Judiciário, ressaltando que o movimento paredista poderia ter sido preventivamente evitado, para não afetar os 220 mil advogados que atuam no Estado de São Paulo e representam milhares de cidadãos, hoje prejudicados em seus direitos elementares de pleitear justiça. Além disso, o conselheiro federal da OAB também citou a existência de 46 mil colegas dependentes de convênios e de assistência judiciária, o fato de Santos ter o maior índice per capita de advogados do mundo e a existência de 772 faculdades de Direito no País, despejando no mercado 70 mil novos profissionais por ano. “Vemos hoje uma desqualificação profissional, resultado da ambição e do lucro, sem a preocupação da atualização curricular. Mau ensino aliado à grande concorrência, fato constatado pelo alto índice de reprovação dos exames da OAB, da ordem de 80%”.

 

Encerrando a saudação, Alonso Carneiro lembrou pensamento do ecumênico Chico Xavier: “Você pode viver em uma cidade mais ou menos, ter um governo mais ou menos. Mas não pode, jamais, amar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, ter fé mais ou menos, sonhar mais ou menos. Do contrário, você corre o risco de terminar sendo uma pessoa mais ou menos ou um advogado mais ou menos”.

 

Para o vereador Odair Gonzalez, seu objetivo ao propor lei instituindo as comemorações do Dia do Advogado no Legislativo foi justamente promover um momento de reflexão, elogiando o pronunciamento do orador oficial por ter aprofundado a análise sobre o momento atual vivenciado pela classe.

 

A cerimônia contou ainda com a presença do vereador Paulo Gomes Barbosa (PSDB) e de várias autoridades representativas dos advogados e da comunidade santista.