10/08/04 - Câmara faz homenagem à Semana da Família

A importância da família para o futuro da própria humanidade, na medida em que gera e cria indivíduos capazes de aprender o significado do amor, compaixão, solidariedade e da fraternidade, foi ressaltada pelo vereador Odair Gonzalez (PP), presidente da Câmara, que na noite do dia 10 de agosto proferiu a saudação oficial do Legislativo santista em comemoração à Semana da Família. A celebração da data, que começa no Dia dos Pais, foi instituída por lei de autoria de Gonzalez, em 1991. Na oportunidade, o presidente da Câmara entregou ao bispo diocesano Dom Jacyr Francisco Braido Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas, a mais importante comenda outorgada Pelo Legislativo.

Compartilhe!

Curtir

O vereador lembrou ainda palavras do papa João Paulo II na Exortação Apostólica intitulada ‘Familiaris Consortio’, na qual o pontífice reafirma que a família é a célula primária e vital da sociedade, “o santuário doméstico da Igreja” e a própria esperança da Igreja e do mundo. Gonzalez ainda citou pesquisa de âmbito nacional realizada este ano pelo Datafolha, que apontou ser a família a instituição mais valorizada pelos brasileiros, ocupando o primeiro lugar em suas vidas. “Por incrível que possa parecer, a geração dos anos 90 condena muito mais o aborto e a gravidez antes do casamento do que a geração dos anos 70, atualmente na faixa entre 35 e 44 anos”, prosseguiu, acrescentando que a pesquisa indicou que os jovens de hoje também preferem o diálogo ao conselho.


Já o bispo diocesano, Dom Jacyr Francisco Braido, frisou que as mudanças de paradigmas da sociedade atual não minimizaram a importância da família para as novas gerações. “As crianças se sentem felizes e seguras com seus pais. Esse apoio é o aspecto natural da família, insubstituível, necessária, nada descartável, ainda que surjam desencontros, que na verdade servem para o crescimento interior do indivíduo”.


E elencou os ‘Sete Hábitos das Famílias muito Eficazes’, título do livro do norte-americano Stephen Cover: ser pró-ativo, tornando-se agente de mudanças em sua família; ter um objetivo em mente, desenvolvendo uma declaração de missão familiar; colocar a família em primeiro lugar; mudar do ‘eu’para o ‘nós’, procurar primeiro compreender para depois ser compreendido; criar sinergia, celebrando as diferenças para solidificar a união, e afiar a serra, ou seja, empenhar-se em renovar o espírito familiar por meio de tradições.


A solenidade, presidida pelo vereador Carlos Mantovani Calejon (PTB), 1º vice-presidente do Legislativo, contou ainda com a apresentação do Coral Franceschini, sob a regência do maestro Mário Roberto Tirolli. Participaram também da cerimônia representantes eclesiásticos e de movimentos religiosos, além dos vereadores Geonísio Pereira de Aguiar (PMDB) e Marinaldo Mongon (PDT).


Saudação do Vereador Odair Gonzalez (PP)

Referência humana fundamental, espaço onde o indivíduo finca os alicerces que marcarão, de forma indelével, cada dia de sua existência, a família é a base da primeira e indispensável educação para todos os âmbitos, quer cultural, social e espiritual.

Lugar primário e privilegiados das relações humanas, a família é o elemento construtor da sociedade, verdadeira artífice de uma sociedade com valores e com futuro.

Muito já se falou dessa célula básica da sociedade. Mas por mais que se discuta, estude ou se analise a família, jamais dela será possível prescindir. Em nome da modernidade, passou por várias experiências, algumas delas ampliando seu núcleo e  transformando comunidades em pais e mães coletivos. Na verdade, mudou-se apenas a nomenclatura. A filosofia que pautou tais experiências e sociedades, o cerne, foi o mesmo o que se conhece desde os primórdios dos tempos.

Leia a saudação na íntegra...