06/08/04 - Associação Cristã de Moços recebe Medalha Brás Cubas

Os 35 anos de atividades, em Santos, da Associação Cristã de Moços (ACM), e a atuação de seu diretor executivo, Ernesto Gallo Filho, responsável pela credibilidade e solidez da instituição, foram lembrados pelo vereador Carlos Mantovani Calejon (PTB), que na noite do dia 6 de agosto a ele entregou a Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas, durante Sessão Solene realizada na Sala Princesa Isabel, da Câmara

Compartilhe!

Curtir

A cerimônia contou inclusive com representantes de Sorocaba, dessa organização mundial, criada há 160 anos e hoje presente em 127 países, com 30 milhões de associados.

 

Gallo destacou as inúmeras contribuições que a ACM deu ao mundo, fundamentando, entre outras instituições, a Cruz Vermelha. Coube à associação o mérito de ter introduzido no Brasil o basquete, o voleibol e o futebol de salão, assim como as comemorações dos dias das mães e dos pais. O triângulo, símbolo escolhido para ser a logomarca da ACM, representa a alma, o corpo e a mente, nessa ordem. “E tudo centralizado na figura de Cristo”.

 

Em Santos, prosseguiu o presidente, a ACM criou o primeiro programa, na praia, de ginástica dirigida e foi responsável pela introdução do Método Cooper, efetuando inclusive a marcação na calçada da orla, a cada 400 metros, de forma a facilitar o controle por parte dos esportistas.

Saudação do Vereador Carlos Mantovani Calejon (PTB) à Associação Cristã de Moços

Autoridades presentes, senhoras, senhores,

 

Boa Noite.

 

Nesta noite esta Casa de Leis homenageia Associação Cristã de Moços com a “Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas”.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, a Associação Cristã de Moços começou a desenhar uma nova história na sociedade inglesa no século 19, quando eclodia a Revolução Industrial. As condições de vida eram precárias, as jornadas de trabalho extensas e as opções de lazer inexistentes.

Diante desses fatos, George Williams, um jovem preocupado com o bem-estar e o futuro de sua geração, fundou a Associação Cristã de Moços em 6 de junho de 1844.


Pronunciamento na íntegra