23/07/04 - Antonio Manzione recebe título de Cidadão Santista

Criador, em 1982, da Camerata Heitor Villa-Lobos, o primeiro Corpo Estável da Prefeitura, e detentor de cerca de 500 prêmios nacionais e internacionais, o maestro Antonio Manzioni recebeu na sexta-feira, dia 23 de julho, o título de Cidadão Santista, durante Sessão Solene promovida pela Câmara Municipal de Santos no Teatro Municipal de Santos.

Compartilhe!

Curtir


A propositura do título é do 1º vice-presidente da Câmara, vereador Carlos Mantovani Calejon, que foi o orador oficial da solenidade.

 

Manzione é o criador do Sistema de Aulas Coletivas, que leva o seu nome, e, em 30 anos de atividades, já lecionou para aproximadamente 18 mil alunos, formando 200 professores de violão que atuam no Brasil e no exterior.

 

Idealizador da Semana do Violão Isaías Sávio, que se encontra na XI edição, promoveu o I Seminário do Violão de Santos, conseguindo o número recorde de 712 inscritos, sendo citado no dicionário dos violonistas como o maior Seminário de Violão do Mundo, quantitativamente.

 

Pronunciamento do vereador Carlos Mantovani Calejon

 

Nesta noite, em Sessão Solene da Câmara Municipal de Santos, realizada neste belo teatro, homenagearemos com o título de Cidadão Santista o Maestro Antônio Manzione.

 

Manzione nasceu em São Paulo, no bairro do Cambuci, em 1934. Filho de João Manzione e dona Pierina Manzione, tem como esposa a sra. Leila Bomfilho, e as filhas Cristiane e Luciane. Formado com distinção em 1961 pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, neste mesmo ano é convidado a assumir como assistente da Cátedra de Violão, cujo titular era o maestro e mestre Isaías Sávio.

        

Manzione é fundador da cadeira de 34 Conservatórios e Centros Culturais, sendo 14 núcleos na cidade de São Paulo, destacando-se o Núcleo Musical Isaías Sávio. Em Santos, fundou o Curso Oficial de Violão em 1972, que já beneficiou mais de 20 mil alunos com seus cursos gratuitos, através do Sistema de Aulas Coletivas que leva o seu nome.

Ver pronunciamento na íntegra...