23/06/04 Homenagem aos 10 anos de Fundação do Núcleo de Apoio à Terceira Idade.

A Câmara Municipal de Santos homenageou, na noite do dia 23, os 10 anos de existência do Núcleo de Apoio à Terceira Idade. Essa entidade, pioneira na região, atua não apenas na defesa dos interesses da população com mais de 60 anos, mas também esclarecendo e participando de campanhas em benefício de toda a sociedade.

Compartilhe!

Curtir



Pronunciamento da Vereadora Suely Morgado

O Núcleo Comunitário de Apoio à Terceira Idade da Baixada Santista surgiu da união de duas mulheres interessadas em formar um grupo que se preocupasse com a defesa dos direitos dos idosos.


A advogada Dolores de Mello Vassão e a jornalista Helle Alves já se conheciam alguns anos, pois tinham sido colegas de trabalho na Assembléia Legislativa e, ao se reencontrarem no início da década de 90, logo a conversa girou em torno da necessidade de um movimento que desse respaldo às reivindicações daquela faixa etária.


Dolores e Helle decidiram pedir o apoio do professor Cláudio José dos Santos, então coordenador da Universidade Aberta da Terceira Idade, da Universidade Católica de Santos, que, entusiasmado com a idéia, indicou uma de suas alunas, Ana Amélia Gomes Nogueira, para ajudá-las na criação do Núcleo.


A sessão solene de fundação foi realizada no dia 11 de maio de 1994, às 20 horas, no salão nobre do Sindicato do Comércio Varejista, com a presença do então vice-prefeito Carlos Lamberti, que representava o prefeito David Capistrano Filho, que se encontrava viajando.

Leia o Pronunciamento na Integra

Agradecimento da advogada Dolores de Mello Vassão

Meus agradecimentos à Edilidade por esta noite memorável , extensivo aos amigos que aqui vieram  hipotecar solidariedade ao nosso NUCATIS que está completando dez anos .Sabemos que pertencemos a uma comunidade quando perpassamos o olhar a nossa volta e deparamos com tantos rostos conhecidos.O momento é festivo e de muita alegria, mas o tema é Velhice. Vamos falar de velhice e não o faço com desalento mas com a visão de quem  pode vislumbrar o panorama da situação inglória que vive o nosso idoso.Se formos procurar as causas das atitudes assumidas ao longo do tempo  em relação ao idoso, vamos encontrar desde traços culturais que levavam  à eliminação sumária e o abandono entre tribus indígenas até o aproveitamento de idosos na liderança política em sociedades de tendência gerontocrática. Hoje as causas econômicas e sociais falam mais alto.

Agradecimento na intregra