Os vereadores da 33ª Legislatura da Câmara Municipal de Santos tomaram posse em Sessão Solene na quarta-feira, 1º de janeiro, no Plenário Dr. Oswaldo de Rosis, assim como o prefeito Rogério Santos e a vice-prefeita Audrey Kleys.
A Sessão foi presidida pela vereadora Débora Camilo (Psol), por ter sido a mais votada, conforme estabelece o artigo 3º do Regimento Interno da Câmara. Para compor a Mesa, a vereadora convidou os vereadores Francisco Nogueira e Marcos Caseiro (PT).
Em seu discurso, Débora cobrou a construção de uma cidade mais inclusiva, com políticas voltadas à população vulnerável e respeito à história de resistência de quilombolas, indígenas e outros grupos oprimidos. “Quando a história é mascarada ou falsificada, permite-se que ideias nefastas, como as do neofascismo, ressurjam e deem espaço a figuras grotescas que buscam travar os avanços conquistados pelo povo explorado e oprimido”, discursou a vereadora.
Já o prefeito Rogério Santos defendeu a união dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – para superar o atual cenário de polarização política por meio do diálogo. “Meu objetivo principal é a pacificação social”, afirmou. “De nada adianta criarmos movimentos, climas e disputas se não tivermos a democracia e a justiça em primeiro lugar.”
A vice-prefeita Audrey Kleys, por sua vez, ressaltou a importância da sua experiência de dois mandatos na Câmara Municipal para o trabalho que pretende desenvolver no Executivo. “Levarei para essa nova fase a certeza de quanto o Parlamento é fundamental para a construção de políticas públicas estruturantes”, declarou.
Mesa Diretora
Além de tomar posse e empossar o prefeito e a vice-prefeita, os vereadores elegeram a Mesa Diretora que comandará a Câmara no biênio 2025-2026 e definiram os integrantes das 20 Comissões Permanentes.
O vereador Adilson Júnior (PP) será o presidente da Câmara pelos próximos dois anos, na terceira vez em que exercerá essa função. Ele observou que a Mesa Diretora eleita combina a experiência de vereadores mais antigos com os que estão em primeiro mandato. “Tenho certeza de que ao longo desse biênio faremos uma Câmara forte, representando nossa população e respeitando a harmonia entre os poderes”, disse o novo presidente.
Com a eleição de Adilson houve uma troca de posições entre ele e o ex-presidente da Câmara, vereador Cacá Teixeira (PSDB), que ocupará a liderança do governo, posição ocupada por Adilson Júnior na legislatura anterior.
Veja como ficou a composição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026:
Presidente: Adilson Júnior (PP)
1º vice-presidente: Lincoln Reis (Podemos)
2ª vice-presidente: Renata Bravo (PSD)
1º secretário: Adriano Piemonte (União Brasil)
2º secretário: Maurício Campos (Republicanos)
Assista à integra da Sessão Solene de Instalação da 33ª Legislatura