Exemplo de Cookies

Santos, 480 anos: conheça a história das sedes da Câmara

Primeira Casa do Conselho da VIla de Santos (1547-1585), no Largo do Carmo

Compartilhe!

Curtir

O Legislativo santista constitui parte essencial da história do Município, que completa 480 anos de fundação e 187 anos de elevação à categoria de cidade nesta segunda-feira, 26 de janeiro.

Além do seu papel na vida política de Santos, incluindo fatos marcantes como a eleição do primeiro vereador negro do Brasil (Quintino de Lacerda) e a participação na luta pela recuperação da autonomia municipal (em 1984, durante a redemocratização do país), a Câmara também inscreveu sua presença na evolução urbana e arquitetônica da cidade.

Os prédios ocupados pela Câmara desde a fundação da Vila de Santos contam essa trajetória, que recuperamos a seguir, como parte da comemoração do aniversário da cidade.

 

AS OITO SEDES DA CÂMARA

PRIMEIRA SEDE (1547-1585) - A primeira Casa do Conselho da Vila de Santos foi instalada em 1547 e localizava-se em parte do terreno do Largo do Carmo, onde hoje está o prédio da Alfândega. Foi ali que começaram as primeiras atividades do Legislativo santista.

SEGUNDA SEDE (SÉCULO XVI) - No mesmo local da primeira sede, devido ao estado de conservação do edifício anterior, Pedro Lopes de Souza, filho de Martim Afonso de Souza, determinou a reconstrução do prédio, ampliando para dois pavimentos.

TERCEIRA SEDE (SÉCULOS XVI A XIX) - Localizada na Rua Martim Afonso, entre as atuais praças Barão do Rio Branco e da República, essa sede foi adquirida pelos vereadores com apoio financeiro da população. O pavimento térreo abrigava a Cadeia Pública, e o imóvel ficou conhecido como Paço Municipal, de onde partiam os comunicados oficiais da cidade.

QUARTA SEDE (1870-1896) - Projetada em 1836 e concluída cerca de 30 anos depois em razão das guerras contra o Uruguai e o Paraguai, a quarta sede estava localizada na Praça dos Andradas. Além de abrigar o Legislativo, o prédio funcionou também como Cadeia Pública, Tribunal, Esquadra da Polícia e foi o local da primeira e única Constituição Municipal do Brasil.

QUINTA SEDE (1896-1945) - Entre 1896 e meados de 1945, a Câmara esteve instalada em um casarão no bairro do Valongo, de propriedade do Comendador Manoel Joaquim Ferreira Neto, próximo à Estação do Valongo. Atualmente, o prédio histórico abriga o Museu Pelé.

SEXTA SEDE (1945-2011) - De 1945 a 2011, o Legislativo funcionou no Palácio José Bonifácio, atual Paço Municipal, mais precisamente na Sala Princesa Isabel. Mesmo após a transferência de setores para outro endereço anexo, a Mesa Diretora e departamentos administrativos permaneceram no Paço.

SÉTIMA SEDE (1999-2011) - Entre 1999 e 2011, os gabinetes dos vereadores e os setores administrativos foram transferidos para a Rua XV de Novembro, no local onde ficava a casa da família de José Bonifácio. Em 28 de dezembro de 2000, foi inaugurado no prédio o Plenário Ulysses Guimarães, destinado à realização de audiências públicas.

OITAVA SEDE (DESDE 2011) - Desde 2011, a Câmara Municipal de Santos está instalada no edifício conhecido como Castelinho, localizado na Praça Tenente Mauro Batista de Miranda. Construído no início do século XX para abrigar o Corpo de Bombeiros, o prédio histórico passou por processo de restauração e adaptação até se tornar a sede definitiva do Legislativo santista.

AMPLIAÇÃO (2026) - Em breve, a Câmara de Santos ampliará suas instalações com a conclusão do restauro da antiga Escola Acácio de Paula. O espaço abrigará setores administrativos e a Escola do Legislativo e da Cidadania, dedicada à capacitação de servidores e à oferta de cursos para a população. Com esse projeto, a Câmara contribui de forma significativa para a revitalização da Vila Nova e do Centro Histórico, fortalecendo a preservação do patrimônio e o desenvolvimento da região.

Álbum de Fotos