Samuzinho em escolas públicas

Projeto busca informar jovens sobre o trabalho do SAMU

Compartilhe!

Curtir
Segundo resposta da administração municipal, a Secretaria de Educação está realizando estudos através do Programa Saúde na Escola (PSE), visando implantar o projeto 'SAMUZINHO' nas escolas públicas atendendo ao pedido feito pelo vereador Manoel Constantino (PSDB), através do requerimento nº 4.230/2018.

O Samuzinho é um projeto que busca divulgar e conscientizar crianças em idade escolar do ensino fundamental, em escolas públicas e privadas sobre a importância e a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU/192.

Em várias cidades do Brasil este projeto já é realidade e seus objetivos são: conscientizar a importância da atuação correta em situação de risco; refletir sobre a importância da vida e os movimentos de solidariedade; comunicar adequadamente a solicitação de ajuda do serviço pelo 192; e, desmistificar ideias errôneas comumente associadas a impulsos na busca do auxílio à saúde.

Com as orientações do projeto as crianças, ainda, recebem educação sobre primeiros socorros, controle da dengue, quando chamar, porque e como chamar o Serviço de Emergência, além de cuidados para prevenir acidentes e os perigos dos trotes telefônicos. Importante salientar que, em relação aos trotes, eles representam, ainda, uma média de 30% das ligações recebidas pelo SAMU e prejudica as ações do grupo de resgate.

Desta forma, temos pela educação, novamente, a possibilidade da conscientização dos pequenos como estratégia para se ampliar e melhorar este necessário e precioso serviço que gradativamente a cada ano vem salvando muitas e muitas vidas.


Assessoria do Gabinete do Vereador MANOEL CONSTANTINO (PSDB)
Praça Tenente Mauro Batista de Mirandas nº 01 - 1º andar/sala 05 -
(13) 3219.6341

Álbum de Fotos